52% dos brasileiros com acesso móvel à Internet têm medo de baixar aplicativos e 42% citam a confiabilidade como fator mais importante na hora de escolher um aparelho móvel novo. Os dados são da pesquisa anual Global Consumer Trust Report, realizada pela AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 188 milhões de usuários ativos, em parceria com a MEF, a comunidade global para conteúdo e comércio mobile.
A pesquisa foca no impacto da confiança para as escolhas de serviços e produtos mobile e mostrou que os consumidores estão cada vez mais conscientes de que aplicativos e serviços móveis estão captando e utilizando suas informações pessoais para fins comerciais.
Muitas vezes esse uso é benéfico tanto para a empresa, que coleta os dados para análises de mercado, quanto para o consumidor, porque permite que o app seja fornecido gratuitamente ou por um preço baixo. No entanto, os níveis de consumo desse tipo de aplicativo vêm caindo, pois cada vez mais as pessoas sentem-se desconfortáveis compartilhando seus dados pessoais.
Para desenvolvedores e anunciantes esse deve ser um sinal de alerta: 72% dos entrevistados disse que não gosta de compartilhar dados com apps. No ano passado esse número foi 65%.
A pesquisa também mostra que metade dos consumidores pesquisados deixou de comprar, baixar, ou usar apps devido à falta de confiança.
Os principais pontos levantados pela pesquisa:
Compartilhamento de dados pessoais
• Para 66% dos brasileiros a transparência no uso de seus dados é fundamental para confiarem em um serviço on-line;
• Globalmente, apenas 25% disseram que a confiança não tem nenhum impacto no uso de aplicativos, contra 42% do último ano;
• 72% dos entrevistados afirmaram não gostar de compartilhar dados com apps. No ano passado esse número foi 65%;
• Para 49% a falta de confiança os impede de comprar, baixar e usar alguns aplicativos e 34% disseram que esses fatores os impedem totalmente de utilizar aplicativos.
Pagamento On-line
• 36% citaram a falta de confiança como razão para não realizar pagamentos online. Apenas 15% disseram que já fazem esse tipo de pagamento ou pretendem fazê-lo;
• 23% dos usuários temem que seus dados pessoais possam ser utilizados sem seu consentimento e 22% que seus dados financeiros sejam roubados;
• Outras barreiras incluem: falta de conhecimento sobre pagamento on-line (18%), falta de incentivo (15%), não conhecer mais ninguém que faça esse tipo de pagamento (15%) e esse tipo de pagamento não ser aceito nas lojas que o usuário compra (9%).
Vírus e Ameaças para mobile
• Consumidores estão entendendo melhor os riscos de softwares maliciosos e ameaças para dispositivos móveis. Em 2014, 35% nunca tinham ouvido falar em malware para mobile, em 2015 esse número caiu para apenas 23%.
"O Consumer Trust Report evidencia o quanto a confiança impacta no comportamento do consumidor em diferentes mercados. Está muito claro para nós que a indústria mobile precise criar parcerias justas e transparentes com seus consumidores, colocando a confiança no centro do relacionamento. A confiança com o consumidor deve ser conquistada utilizando altos níveis de transparência, segurança e privacidade em cada interação mobile realizada pelas empresas", destaca Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil.
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