Tuesday, 26 May 2015

Encerramento das Atividades no Brasil do Blogger

Quem ainda tem blogs hospedados no Blogger precisa pensar no que fazer, e rapidamente. A Globo.com anunciou nesta semana que vai desativar, em 1º de julho, a operação nacional do serviço que, originalmente, pertence ao Google, mas era operado de forma independente por aqui. Antes disso, já em 31 de maio, os sites hospedados na plataforma perderão a capacidade de serem atualizados e administrados.


Após a data, porém, todo o backup dos sites hospedados estará disponível para ser baixado ou transferido pelos usuários. O período para fazer isso vai do dia 1º a 30 de junho. Após esse prazo, todos os serviços serão desativados e as cópias guardadas serão apagadas, encerrando de vez a operação da plataforma por aqui, pelo menos da forma como ela funcionava até agora.


Operando de maneira oficial no Brasil desde 2002, o Blogger foi um dos serviços que fez parte do lançamento da Globo.com, a plataforma digital da emissora do Rio de Janeiro que inclui serviços de informação, entretenimento e tecnologia. Apesar de operar exatamente como o sistema original, a versão nacional era encarada como uma “filial”, já que funcionava sob a gestão da empresa e não tinha afiliação direta ao Google.


Justamente por isso, a gigante das buscas não se pronunciou sobre o iminente fechamento do Blogger Brasil. A Globo.com também não falou muito sobre o assunto, publicando apenas um comunicado curto na página inicial do serviço, informando a seus usuários sobre o processo de fechamento da plataforma.


Mesmo com o encerramento das atividades no Brasil, as plataformas internacionais continuam funcionando, inclusive para usuários nacionais. Lá fora, o Google opera a plataforma Blogger com endereços de final .blogspot.com e ainda se mantém como uma das maiores ferramentas para criação de blogs e sites pessoais do mundo. 


O serviço operado pela Globo.com no Brasil faz parte de um negócio feito no início dos anos 2000 entre a empresa e a desenvolvedora Pyra Labs, controladora original do sistema. Em 2003, a companhia foi adquirida pelo Google, enquanto os direitos do Blogger permaneceram com a emissora carioca, o que acabou gerando a presença de duas operações diferentes da filial do país.


O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario