Thursday, 27 February 2014

3 dicas para o gerenciamento de TI durante o Carnaval

Às vésperas do Carnaval a maioria dos profissionais está começando a se programar para deixar o escritório ir para a rua e cair na folia, no samba, curtir a diversão e as festas por todo o país. No entanto, as empresas não podem correr o risco de deixar que todos os funcionários se desconectem completamente do trabalho.

Muitas vezes, os profissionais de TI têm que ficar de plantão durante a noite, nos finais de semana e, sim, durante feriados como o Carnaval, a fim de manter em funcionamento as tecnologias críticas para o negócio. Uma interrupção relacionada ao setor de TI pode acabar imediatamente com a folia de um profissional de TI no Carnaval... mas existem algumas dicas que os profissionais de TI podem seguir para evitar esses problemas. Glenn Gray, gerente de Marketing de Produtos da SolarWinds, líder no fornecimento de softwares de gerenciamento de TI, compartilha três dicas importantes que os profissionais de TI devem lembrar durante o Carnaval:

1. Esteja preparado:
Espere o esperado: todo profissional de TI lida com dezenas de problemas diariamente. Embora alguns desses problemas talvez não sejam críticos com muitos usuários finais fora do escritório, os profissionais de TI ainda podem prever que desafios diários esperados aparecerão.
Comunique-se internamente: os profissionais de TI podem se preparar para uma série de crises tecnológicas conversando com os colegas na saída do escritório e fazendo perguntas para avaliar quantos funcionários usarão os recursos de TI enquanto estão fora do escritório. Será que vão acessar os aplicativos e recursos pela VPN? Vão precisar entrar em uma teleconferência com parceiros comerciais em outros países? Dessa forma, os profissionais de TI podem tentar antecipar as necessidades e os problemas de TI e podem agir para resolvê-los antes que ocorram.

Gerencie as expectativas do chefe: os profissionais de TI devem conversar com o chefe ou com o gerente de plantão no feriado e informar quem deve ser contatado quando surgir uma "emergência", em que circunstâncias eles podem ligar para o suporte e que tipo de tempo de resposta esperar.

2. Use seu smartphone:
É cada vez mais fácil realizar tarefas de administração do sistema em smartphones, com aplicativos móveis de administração de TI que fornecem um conjunto abrangente de ferramentas para permitir aos profissionais de TI realizar tarefas diárias em qualquer uma das plataformas móveis mais utilizadas. Agora, os profissionais de TI podem controlar servidores e desktops, gerenciar objetos do Active Directory e monitorar sistemas comerciais críticos – tudo de um smartphone com 3G ou até mesmo 4G.

3. Deixe o software fazer o trabalho:

Encontre o software certo de helpdesk: o software de helpdesk pode eliminar a necessidade de triagem dos tíquetes de suporte ao automatizar a escolha do profissional de TI correto para cada tarefa para minimizar o tempo de inatividade e manter a satisfação do cliente. Por exemplo, não faz sentido que um técnico de desktops Windows lute horas para tentar consertar um servidor Linux. Este sistema também equilibra a carga de trabalho e evita a sobrecarga de qualquer profissional individual de TI.

Encontre uma ferramenta de suporte remoto: por mais que o Carnaval seja uma festa empolgante para a maioria dos brasileiros, provavelmente sempre haverá sempre um ou dois “workaholics” que vão ficar no escritório durante o feriado e, portanto, os profissionais de TI podem precisar ter acesso remoto aos computadores no escritório. Os departamentos de TI devem investir em uma ferramenta abrangente de suporte remoto para permitir que os profissionais de TI iniciem sessões de controle remoto e forneçam administração remota para vários sistemas operacionais, oferecendo soluções para as "emergências" comuns que funcionários no escritório enfrentam, como desbloquear suas contas do Active Directory, reiniciar ou interromper serviços, e muito mais.

Os profissionais de TI não veem a hora de sair do escritório e cair na folia, mas antes eles devem reservar algum tempo para discutir internamente e estabelecer processos, evitando eventuais crises comerciais resultantes de falhas na gestão de TI.

* Glenn Gray é gerente de Marketing de Produtos para Gerenciamento de Desktop na SolarWinds, líder no fornecimento de softwares de gerenciamento de TI com sede em Austin, no Texas. Ele tem mais de 10 anos de experiência trabalhando em várias funções de TI, incluindo administrador de sistemas e gerente de TI.

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario