Difícil encontrar alguém que tenha computador e não use ferramentas como editores de texto e planilhas eletrônicas. Independentemente de qual seja sua profissão ou razão, com certeza já usou o Microsoft Word ou o Microsoft Excel em sua vida. E o que dizer das importantes e algumas vezes irritantes apresentação no Microsoft PowerPoint? Escrevi o nome de produtos da Microsoft e certamente você logo associou qual sua funcionalidade: “o Word? Ah, é um editor de textos”. Mas a pergunta é: você conhece outro editor de texto com a mesma qualidade do Word? Se a resposta for não, isso vai mudar agora. Seja bem-vindo ao universo OpenOffice, um pacote de aplicativos gratuito que contém editor de textos, planilha eletrônica, apresentação eletrônica, editor para modelagem vetorial, editor de fórmulas matemáticas e banco de dados. O OpenOffice está disponível para os principais sistemas operacionais: Windows, Linux, Solaris e Mac OS X. Outra característica deste pacote -- como seu próprio nome diz -- é o fato de ele ser open source, o que significa que seu código fonte está disponível para desenvolvedores de sistemas, pessoas responsáveis por versões personalizadas e também por ajudar em seu aprimoramento.Um desses grupos de desenvolvedores, o BrOpenOffice, criou a versão do OpenOffice sobre a qual vou falar. Essa escolha tem um motivo muito simples: a versão é brazuca e, é claro, totalmente em português. Tem até corretor ortográfico para nosso idioma. Clique aqui para baixar o BROpenOffice, com todos os programas que listei acima em 95 MB. A instalação do pacote é muito simples -- após o termino do download, execute o arquivo e siga os passos apresentados. Agora vamos conhecer cada um dos aplicativos. WRITERO Writer é o editor de textos e tem todas as funcionalidades básicas desse tipo de programa, como definição de fontes, cores, marcas de revisão, desenho, tabelas, galeria de imagens e corretor ortográfico. Uma ferramenta interessante é esse botão em destaque, que serve para exportar os documentos em formato PDF, sem que eles sejam alterados na grande maioria dos casos. Outro recurso que vale a pena é o auxilio: sempre que você aciona uma ferramenta, uma janelinha de propriedades se abrirá. Por exemplo: se você usou a ferramenta de criar lista ordenada, o programa abrirá uma janelinha que permite alternar a ordem dos itens da lista, além outras funcionalidades. Esse tipo de ajuda é muito útil quando você está reorganizando a estrutura de um documento.Uma dica importante para que você possa redigir seus textos e depois outra pessoa possa abri-lo no Word é fazer as configurações para salvar documentos com a extensão .DOC. Para isso, siga as instruções. 1. Clique em Ferramentas. 2. Clique em Opções. 3. Clique no sinal de mais ao lado da opção carregar/salvar. 4. Selecione o item Geral. 5. Na Opção Sempre salvar como, selecione uma das opções de Microsoft Word. Eu recomendo a opção Microsoft Word 97/XP/2000 para garantir uma maior compatibilidade. 6. Pressione OK.IMPORTANTE: Essa dica vale para todos os aplicativos, mas lembre-se que cada tipo de documento tem uma extensão diferente. Você pode, usando os mesmos passos, configurar a compatibilidade para arquivos do Excel e PowerPoint, entre outros. CALCO Calc é o gerenciador de planilhas eletrônicas. Sinceramente, achei ele muitíssimo parecido com o Excel, até mesmo na maneira de criar as fórmulas de cálculo. As construções das funções são iguais as do Excel e, por isso, quem está acostumado a usá-las não vai sentir a menor diferença. A mesma história não pode ser contada quando o assunto são macros: o Calc não consegue lidar bem com as macros em VBA escritas no Excel. Um recurso interessante – e certas vezes chato – é esse mostrado na imagem ao lado. Quando você tenta remover – usando o delete - alguma célula, o programa mostra a tela perguntando o que você realmente quer remover. IMPRESS Sem dúvidas, o PowerPoint tem um concorrente a altura, pois o Impress tem recursos muito semelhantes. No entanto, falta a ele aquela imensidão de modelos que o PowerPoint tem. Isso realmente limita um pouco, principalmente para quem não leva jeito para criar panos de fundo e visuais mais agradáveis.Uma alternativa interessante é a possibilidade de exportar sua apresentação para o formato SWF (flash). Assim, você pode manda-la para qualquer um que não tenha programas para ver apresentações, pois todo navegador (Internet Explorer e Firefox) abre o SWF.Outro recurso que merece destaque é a edição de imagens. Ao inserir qualquer arquivo de imagem na sua apresentação e deixa-la selecionada, o menu ao lado aparecerá. Com ele, é possível editar as cores, além de criar mosaicos e outras facetas. Também é possível definir a transparência da imagem com relação à tela de apresentação, através do ícone de taça da tela ao lado (ele está em 0% de transparência; quanto mais aumentar o percentual, mais transparente a imagem fica).FINALIZAÇÃOEsses são os principais aplicativos do pacote. Além deles, ainda temos:DRAW Aplicativo parecido com o Corel Draw para desenho vetorial. Com ele, também é possível criar organogramas e fluxogramas.BASE Aplicativo de banco de dados. MATHEditor de equações. Você pode criar fórmulas matemáticas que atendam às suas necessidades para planilhas, textos e apresentações.O OpenOffice (e suas variações) é uma ótima opção para quem não quer (ou não pode) pagar o preço do Microsoft Office e também não quer ser cúmplice da pirataria. A cada nova versão do pacote, ele está mais próximo das funcionalidades e praticidades do concorrente da Microsoft. A versão atual (2.2.1) tem uma interface parecida com a do pacote 2003 do Office. Claro que você pode encontrar algumas incompatibilidades ou mesmo sentir falta de algum recurso do Office, mas mesmo assim vale ao menos conhecer esta opção.Mais dicas ou macetes do OpenOffice? Os comentários estão abertos para você! Sugestões, dúvidas e criticas são sempre bem vindas! E lembre-se que na próxima terça-feira (04/09) tem pacotão de dúvidas. Quer alguma explicação? Agora é a hora!
Fernando Panissi
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario