Thursday 27 March 2008

Photoshop ganha versão gratuita na internet

O popular software de edição de imagens Photoshop ganhou, nesta quinta-feira (27), uma versão on-line e gratuita. A nova ferramenta da Adobe Systems pode ser acessada no site www.photoshop.com/express, que também oferece opções para montar galerias e 2 GB para os usuários armazenarem imagens.

De acordo com a desenvolvedora, o objetivo é manter a popularidade entre a nova geração de usuários que edita, armazena e exibe suas fotos via internet. A empresa afirma que é mais fácil mexer no Photoshop Express -- ainda em fase de testes -- do que nas outras versões do programa.

A novidade é compatível com todos os sistemas operacionais e navegadores. Depois de se registrar no site, o usuário pode acessar sua conta de qualquer computador, como acontece com os serviços de e-mail e redes sociais, por exemplo. Pelo fato de o programa ser on-line, não é necessário fazer downloads.

Com o lançamento, a Adobe entra em um mercado de softwares on-line ocupado há muitos anos por outras empresas. Entre alguns dos concorrentes, estão o Picasa, do Google, e o Picnik -- ambos têm foco na edição de imagens, e a primeira alternativa permite ainda compartilhamento. Já o Shutterfly, há nove anos no mercado, armazena esses arquivos, enquanto o Photobucket oferece ferramentas para compartilhamento.

Ron Glaz, analista da consultoria IDC, afirma que esse é um lançamento importante para a Adobe. “Há um grande mercado que eles estavam ignorando. A empresa precisa fazer com que os usuários saibam que há uma versão do Photoshop disponível para eles. Conforme esse nicho [dos softwares on-line] crescer e se tornar mais sofisticado, aumentam as possibilidades de ele gerar lucros”, afirmou o especialista.

FONTE - G1

Saturday 1 March 2008

SKYDRIVE

Ao lançar o SkyDrive htt://skydrive.live.com , novo produto da Microsoft para armazenamento pessoal, chega a oferecer 5Gb para arquivos pessoais de qualquer extensão.

Para começar a usar, basta ter uma conta (ID) de Windows Live – o que qualquer usuário MSN Messenger, por exemplo, já tem. A partir daí, é permitido upload de arquivos de até

5 Mb. Em um espaço de 5 Gb, diz Priscyla Alves, gerente de marketing e serviços de comunicação do Online Services Group da Microsoft Brasil


 

Níveis de permissão:


 

Para cada pasta há três níveis de permissão de acesso : o Pessoal (apenas para armazenamento dos arquivos pessoais), o Compartilhado (para oferecer aos amigos a chance de ver seus arquivos e até

editá-los) e o Público (você pode salvar um arquivo e gerar um link para um blog, por exemplo, deixando o arquivo disponível para qualquer pessoa na internet).


 

Servidores redundantes garantem arquivos


 

Um dado importante é que a transferência de um conteúdo (upload e download) no Skydrive é criptografada, com exceção da pasta Pública. Para garantir o acesso aos arquivos a qualquer momento,

estando o usuário em qualquer lugar, a Microsoft conta com servidores redundantes, que não param nunca.

Além disso, devemos triplicar o nosso parque de Data Centers nos próximos anos.