Monday 19 March 2007

A segurança da Informação nos dias de Hoje

Conversei já faz algum tempo com o executivo, biólogo e mestre em tecnologia de sistemas norte-americano Carlos Solari. O homem foi o encarregado do fluxo de informações da Casa Branca (Chief Information Officer) por quase três anos, justamente no período pós-11 de setembro. Depois assumiu a vice-presidência de soluções de segurança dos famosos Bell Labs. Nossa conversa ficou inédita, acabou não saindo no Info Etc. Vou começar a publicá-la aqui. Eis a primeira parte.
"Como o governo americano lidou com as situações de segurança tecnológicas depois dos atentados? Sabe-se que o 11/9 ocasionou uma forte mudança de estratégia no mercado com relação a prevenção de desastres, e a cibersegurança certamente é parte importante disto...
O ataque de 11 de setembro realmente alertou muito o governo americano e a indústria sobre como lidar com recuperação de desastres. Comecei a trabalhar na Casa Branca em setembro de 2002 e eles haviam acabado de obter as verbas para garantir que a segurança da informação continuasse íntegra mesmo em meio a uma crise como a do atentado, e garantir que sistemas de todo tipo continuassem funcionando.
A prevenção de desastres se relaciona a tudo. Por exemplo, se um prédio é inundado, tudo o que funciona nele — seu sistema de comunicação, digamos — deve ter um backup ou sistema redundante para continuar funcionando de outro lugar. Mas também significa proteger os sistemas de informação de danos intencionais ou, em alguns casos, indiretamente intencionais. Na verdade, do ponto de vista do governo, a simples conexão com a web representa um risco em caso de dados sensíveis, já que a rede é um ambiente cheio de malware, vírus, worms e assim por diante. Para mim, aliás, WWW signifca wild, wild west - Fonte Jornal O Globo.

Cade vez mais as empresas, as pessoas e os próprios orgãos estatais do Governo devem se preocupar com a crescente ameaça da REDE.
Fazendo sempre Backup de todos os principais arquivos e sistemas.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario