Wednesday 2 April 2014

Serasa traz ao Brasil fraudador famoso para lançar solução de segurança

Parece até piada de 1º de abril. Mas na verdade, a Serasa Experian trouxe ao Brasil para o lançamento de sua solução anti-fraude Safety, Frank Abagnale Jr, fraudador cuja vida inspirou o personagem principal do filme "Prenda-me ser for Capaz", estrelado pelo ator Leonardo diCaprio, e que também foi tema de uma peça de teatro na Broadway. Hoje, ele é um consultor que trabalha por 35 anos no FBI e conselheiro de segurança da empresa 41st Parameter, comprada pela Experian no ano passado.

Para quem não conhece a história, Abagnale, aos 16 anos de idade começou a aplicar golpes em bancos, cias aéreas, hotéis e empresas nos EUA e acabou sendo preso numa pequena cidade francesa. Depois de cumprir 5 anos de cadeia, aos 26 anos de idade, acabou fazendo um acordo com o Governo norte-americano para auxiliá-lo no combate à fraude.

O Safety é uma solução que traz segurança não presencial, indicada para fraudes transacionais, como e-commerce, solicitação de cartões de crédito, abertura de contas via web, internet banking, entre outros. Segundo Osi Eisen, ex-executivo da American Express e fundador da 41st Parameter, a solução já foi testada também pelo famoso hacker Kevin Mitnick, sem que obtivesse sucesso na quebra da segurança.

Explicou que hoje os sites de e-commerce tem uma média de 68% das transações aprovadas; 7% rejeitadas e entre 15% a 26% vão para revisão manual. A média, diz ele, é de 1,2% a taxa média de ataques diários do total de transações, entre aquelas canceladas e checkbacks. Como o uso da Safety, a média de transações aprovadas sobe para 98% e apenas 2% vão para revisão manual. "O que queremos é prevenir as fraudes não as vendas", enfatiza.

A solução é baseada numa tecnologia patenteada chamada TDL e tem três módulos: device management, fraudNet e trust insight. O primeiro, identifica não só dados do consumidor, mas também qualquer dispositivo pela qual ele faz o acesso (PC ou móvel), checando inúmeras características, como versão do sistema operacional, browser, língua, data, local de acesso, etc; ou seja, infindáveis combinações que inibem a iniciativa dos fraudadores.

O FraudNet é uma plataforma para decisão com mais de 500 regras que a empresa deseja combinar, um motor de regras e interface para analise manual de uma possível fraude. O TrustInsight fornece regras de identificação de desempenho, velocidade, geolocalização, malwares, comportamento e "positivo/negativo", regra que avaliara os histórico das transações daqueles clientes para validar sua confiabilidade.

Celso R. Pinto, gerente de produto da Serasa, diz que a 41 st Parameter tem como cliente os 8 dos maiores bancos, 6 das maiores cias aéreas e 120 clientes "top branded". Para se ter uma ordem de grandeza, ela cita que "17% das autorizações de cartão de crédito são negadas, ou seja, 1,4 bilhões de transações negadas, o que soma US$ 120 bilhões ao ano. Por dia são negadas 3,8 milhões de transações, ou seja, US$ 33 milhões ao dia são economizados".

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario