Friday 3 August 2007

10 Perguntas Sobre Rede Wi-Fi

Responsável pelos testes da PC WORLD, René Ribeiro respondeu na quinta-feira (02/08) a dúvidas sobre Wi-Fi. Uma delas pode ser a sua, confira

Gostaria de saber até onde posso confiar no uso de rede sem fio em hotéis? Sou viajante e costuma usar com freqüência.René Ribeiro: Hoje as redes sem fio têm protocolos de segurança mais confiáveis, como WEP, por exemplo. O interessante é que, ao se conectar, o hotel lhe forneça a senha de segurança. Também aconselho a manter seu antivírus atualizado e um firewall ativo.
As redes Mesh funcionam legal? E a implantação? É muito complicada?RR: A rede Mesh tem a vantagem de ser de baixo custo, fácil implantação e bastante tolerantes a falhas. Elas são bastante utilizadas em edifícios para fazer uma LAN no prédio.
Você acha realmente que a chave WEP dá segurança? Hoje não é muito difícil achar programas para quebrar esse tipo de chave.RR: Este é um protocolo que ajuda, mas, geralmente, os roteadores já vêm com mais protocolos, como WPA e WPA2. O importante é sempre procurar meios para se proteger de ataques. É necessário saber que nenhum sistema é 100% seguro.Quais as limitações de uma rede sem fio? Gostaria de mais informações sobre sinal e interferência.

RR: O protocolo mais utilizado é o 802.11g. A velocidade máxima que este tipo de rede atinge é de 54 Mbps (uns 48 Mbps reais). Quanto à distância, o limite em ambientes fechados chega a 100 metros e, em ambientes abertos, até 300 metros. Quanto à interferência, a transmissão dos dados é a uma freqüência de 2,4GHz, mas em potência baixa. Portanto, um telefone sem fio perto do roteador pode derrubar sua conexão.
Poderia ter vários computadores em casa conectados uns aos outros sem fio sem o risco de o vizinho pegar uma carona na minha rede?

RR: Uma senha bem segura, com caracteres especiais e mais de dez dígitos, será o suficiente para te proteger bem. Um bom software de firewall também ajuda. A escolha da senha é importante, pois — como disse —, não existem sistemas 100% seguros.

Estamos prestes a mudar o endereço do escritório e trabalhamos com manipulação de imagem. É viável montar uma rede Wi-fi? Ela já tem velocidade compatível ou superior à rede comum?RR: A rede sem fio do padrão 802.11g.tem tanta velocidade quanto a cabeada. O que vai limitar a velocidade é a quantidade de estações de trabalho que acessarão a rede ao mesmo tempo. Para isso, é interessante não ultrapassar mais do que 20 computadores por roteador.
Tenho uma rede, mas há duas paredes entre os computadores e, na distância de dez metros, só alcanço um grau muito baixo de transferência. Como posso melhorar a conexão entre os aparelhos?RR: Os fabricantes têm equipamentos que "dão uma força" ao sinal wireless, porque possuem antenas mais potentes que aumentam o alcance do sinal. Entretanto, lembre-se da segurança, pois se o alcance aumenta um número maior de pessoas podem enxergar sua rede.
É confiável acessar sites de banco e digitar senhas fazendo operações bancárias por este tipo de rede?RR: Nesse caso, entramos em uma discussão sobre segurança de acesso a sites também. Se o invasor entrar em sua rede, vai acessar seus dados no computador e, se vasculhar, pode encontrar alguma senha e outros dados. Para se proteger, além da senha de acesso a rede wireless, desabilite a gravação de senhas e formulários do seu browser. Deixar instalado um firewall para bloquear portas do sistema também é aconselhável. Esse tipo de ataque, no entanto, tem as mesmas probabilidades de acontecer tanto em redes cabeadas quanto em redes sem fio.
Nos roteadores, há somente quatro senhas. Esse é o número máximo de micros que podem se comunicar?

RR: Acho que você não quis dizer quatro senhas, mas quatro portas. Elas servem para ligar quatro computadores em rede cabeada, ou seja, o roteador wireless também serve como roteador por fio. Em rede wireless, o número máximo em estações wireless varia de acordo com o fabricante e pode ser encontrado em seus sites, mas, na prática, não é recomendável passar de 20 computadores por roteador.

Gostaria de saber a diferença entre padrões g e n?
O padrão g já está bem consolidado, funciona bem e é o mais utilizado hoje. Sua velocidade gira em torno de 48Mbps (reais) e seu alcance pode chegar a 300 metros. O padrão n ainda está sendo estabelecido, mas já é uma promessa e um grande avanço. A velocidade nominal é de 300Mbps e testes mostraram 130Mbps reais — mais de quatro vezes a velocidade do padrão g. Equipamentos como notebooks também já estão sendo equipados com padrão n.


A edição de agosto da PC WORLD, tem como tema principal o mundo sem fio. Além de testes de roteadores, há mais informações sobre wireless.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario