Thursday 2 August 2007

Big Brother



Todas as 620 escolas públicas do Distrito Federal vão contar com câmeras de vídeo e alarmes. O monitoramento eletrônico terceirizado é uma iniciativa da Secretaria de Educação, que pretende diminuir os episódios de vandalismo e violência.

Veja o site do DFTV.

"Certamente haverá uma grande redução dos atos de vandalismo que nós temos contra as escolas", acredita o secretário de Educação, José Luiz Valente. O objetivo das autoridades é inibir ações como a ocorrida nesta semana em Taguatinga, cidade próxima a Brasília, quando a tia de um aluno que seria suspenso entrou na sala de aula e agrediu a professora na frente de uma turma. Pelo sistema, a central de monitoramento seria montada na própria unidade de ensino, que gravaria as imagens 24h por dia. A polícia seria acionada quando o vigia da escola achasse necessário. Para a diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Maria Augusta Ribeiro, a medida deve tornar mais seguro o ambiente escolar. "Nós queremos segurança. A violência está entrando nas salas de aula e, a partir do momento que ela está dentro das salas, a gente percebe que a gravidade é muito grande. Tem que ter ações concretas para garantir que as escolas cumpram o seu papel, que é o de educar a sociedade", reivindica Maria. O monitoramento eletrônico, no entanto, divide a opinião dos estudantes, que temem perder a privacidade. "Se for para manter o controle de quem está entrando e quem está saindo para assistir aula ou matar aula, eu sou contra", diz um aluno da rede pública. A empresa que vai fazer o serviço de monitoramento eletrônico será escolhida por meio de licitação. A secretaria deve concluir amanhã o levantamento de preços para lançar o edital na semana que vem.


Estamos realmente em um futuro não distante igual ao filme 1984 em que todos os individuos são monitorados por todos os lugares?

A nossa sociedade atual já vive o Big Brother? Em que todos nós somos vigiados por cameras e outros equipamentos?

FONTE - PORTAL G1

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario