Monday 14 July 2008

Conheça programas que facilitam a vida de quem não desgruda do notebook

Rio - Notebook, celular e cartão de crédito são os melhores amigos de quem está sempre na rua a trabalho e carrega o escritório nas costas, ou melhor, na bolsa. Esses três mosqueteiros também têm seus melhores amigos: um generoso limite de crédito, um sinal forte e onipresente e, no caso dos notebooks, programinhas, de preferência gratuitos, que facilitam a vida de quem não pode perder tempo com imprevistos.

Como, por exemplo, esquecer que salvou no desktop e não no notebook um arquivo importante. Para evitar problemas desse tipo, pode-se recorrer a programas sicronizam diretórios, como o Synctoy, que tem versão em português e pode ser baixado de graça no site da Microsoft (http://tiny.cc/erhTX). Ele mantém equivalência entre duas pastas quaisquer, ou seja, pode ser entre um computador de mesa e um portátil, ou um pendrive.

Depois de escolher os pares de pastas e sincronizá-las pela primeira vez, o usuário pode agendar a repetição periódica da tarefa. Requer o pacote .Net Framework 2.0, que pode ser baixado de graça durante a instalação. Roda em XP e Vista e requer 20MB de espaço no HD. O arquivo de instalação tem 971 KB.

Outro que cumpre a mesma tarefa e é compatível com Macs e Linux é o Java File Synchronization. O programa é gratuito, mas sua única versão está em inglês. O programa requer o Java Runtime Environment e pode ser baixado em http://sourceforge.net/projects/jfilesync.

Quem tem notebook quer conexão, não raro, sem fio. Na falta de um ponto de acesso (hotspot), como localizar uma rede ativa onde você está? A saída pode ser o VistaStumbler (http://www.suriv.be), que não só encontra como fornece diagnóstico das opções para se conectar à Internet, com informações como velocidade da rede, qualidade do sinal e protocolos de segurança utilizados. Também pode ser baixado de graça, mas só tem versão em inglês e não oferece arquivos de ajuda. O arquivo de instalação tem 444 KB.

Anonimato em redes públicas

Conectar-se à Internet em hotspots, como de aeroportos e hotéis, pode ser uma mão na roda, mas tem seus inconvenientes. Em locais públicos, bisbilhoteiros podem tentar pegar carona na sua conexão e rastrear as informações que passadas pela rede, como e-mails e dados bancários. O Hotspot Shield (http://anchorfree.com) cria uma conexão tipo VPN com criptografia entre o notebook e a rede pública. Assim, o usuário navega anonimamente e em segurança. O Hotspot Shield é gratuito, mas exibe anúncios quando usado e só existe em inglês.

Fonte : Jornal O DIA

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario