Monday 28 April 2008

Dez passos para uma Internet mais segura — para você e sua família

Milhões de famílias em todo o mundo usam a Internet diariamente para navegar, pesquisar e fazer compras, além de realizar transações bancárias, enviar fotos, jogar, baixar filmes e músicas, manter contato com amigos, conhecer novas pessoas e realizar uma série de outras atividades. Estamos apenas arranhando a superfície dessa extraordinária ferramenta, pois não é possível prever o que ainda virá.

Entretanto, o ciberespaço não é isento de riscos e os hackers, ladrões de identidade, estelionatários que se utilizam de email, fraudadores e outros personagens obscuros estão se esforçando mais que nunca para encontrar maneiras de tirar vantagem de você — e da sua família — quando se navega na Internet.

Você sabia que:

• Setenta e um por cento das crianças entre 13 e 17 anos já receberam mensagens de desconhecidos na Internet?
• Sua chance de se tornar uma vítima do cibercrime é, hoje, de uma em quatro?
• Os hackers tentam atacar seu computador mais de uma vez por minuto quando você está na Internet?

Os cibercriminosos são o lado obscuro da Internet. Portanto, para proteger sua família, você precisa seguir algumas regras básicas de segurança e exercer o bom-senso da mesma forma que no mundo real. Para facilitar o trabalho, a McAfee criou um plano ou guia simples e intuitivo com dez passos básicos, mas eficazes, para garantir um uso seguro da Internet.

Eis os destaques do plano:

Etapa 1: Coloque o computador em uma área visível
Em uma casa com crianças, uma das decisões mais importantes é o local onde o computador da família será instalado. É recomendável que você o coloque em uma área pela qual toda a família passe com freqüência e limite o número de horas de uso do computador pelos seus filhos.

Etapa 2: Estabeleça limites
Você e a sua família devem decidir exatamente o que é adequado e o que não é adequado quanto:
• Aos tipos de sites apropriados para visitar
• Às salas de bate-papo e aos fóruns adequados para participar
• Ao que os seus filhos podem conversar na Internet, além da linguagem apropriada

Etapa 3: Faça um acordo com sua família sobre as regras de uso da Internet
Recomendamos o seguinte:

• Nunca se conecte com nomes de usuário que revelem a sua verdadeira identidade ou que chamem a atenção
• Nunca revele as suas senhas
• Nunca revele números de telefone nem endereços
• Nunca publique informações que revelem a sua identidade
• Nunca publique fotos inadequadas ou fotos que possam revelar a sua identidade (por exemplo, o nome da sua cidade ou da sua escola em camisetas)
• Nunca forneça nenhuma informação a estranhos que conhecer na Internet
• Nunca se encontre pessoalmente com estranhos conhecidos na Internet
• Nunca abra anexos de estranhos
Assim que você tiver estabelecido essas regras, coloque-as em um cartaz ao lado do computador.

Etapa 4: Exija que os membros da sua família assinem um compromisso de segurança na Internet
Redija uma espécie de termo de compromisso que possa ser compreendido claramente por todos os membros da família sobre o uso apropriado do computador e o comportamento adequado na Internet. (O guia da McAfee contém um modelo desse termo). Peça que os professores dos seus filhos o assinem também.

Etapa 5: Instale um software de segurança
Escolha um software capaz de proteger seu computador contra vírus, hackers e spyware. Ele também deve filtrar conteúdos, imagens e sites ofensivos. O software precisa ser atualizado com freqüência e de maneira automática, pois novas ameaças surgem todos os dias.

Etapa 6: Use o recurso de controle dos pais
Embora nada possa substituir a atenção e a reação dos pais que monitoram seus filhos, o recurso de controle dos pais pode filtrar e bloquear materiais inadequados. Todos os principais fornecedores de software de segurança oferecem esse recurso. Portanto, se o seu fornecedor não oferece, você deve começar a pensar seriamente em trocar de software. Vale a pena.

Etapa 7: Lembre aos membros da família que as pessoas conhecidas pela Internet são desconhecidos
A triste realidade é que as pessoas mentem muito facilmente e fingem ser outras pessoas na Internet. Assim, se seus filhos estiverem em sites de relacionamento, como o Facebook ou o MySpace, confira as páginas deles para verificar se não estão acontecendo conversas inadequadas. E fique de olho nas conversas deles através de mensagens instantâneas (Instant Messenger), para verificar se eles não estão sendo perseguidos por hackers e fraudadores virtuais.

Etapa 8: Crie senhas de alta segurança
Para criar senhas de difícil decodificação, comece usando pelo menos oito caracteres, além de uma combinação de letras, números e símbolos. Altere-as periodicamente para reduzir a probabilidade de que sejam comprometidas ao longo do tempo.

Etapa 9: Verifique o software de segurança do seu computador
Supondo que você siga o passo 5, verifique se o seu software oferece antivírus, anti-spyware e um firewall. O controle dos pais, anti-spam, anti-phishing, prevenção de roubo de identidade e classificações de pesquisas/segurança também são recursos importantes.

Etapa 10: Mantenha-se informado
Quanto mais você souber, mais seguro estará. Consulte o Security Advice Center da McAfee para obter conteúdos educativos e fáceis de ler sobre segurança de computadores e da Internet, no endereço www.mcafee.com/advice.

Além das dicas acima, o Plano de Segurança na Internet para a sua família da McAfee - em 10 passos apresenta algumas sugestões simples sobre como conversar a respeito de segurança na Internet com crianças (de 3 a 7 anos), pré-adolescentes (8-12), adolescentes e novos internautas de todas as idades. Este guia grátis deve ser lido na Internet e as opiniões que recebemos, até agora, têm sido extremamente positivas. Uma cópia completa pode ser obtida em http://br.mcafee.com. Espero que você o considere útil para a conscientização de seus familiares sobre os fundamentos da proteção no ciberespaço.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario