Friday 16 May 2008

BCM: A importância das certificações na Gestão da Continuidade de Negócios

A importância das certificações para a pessoa jurídica
Uma certificação é uma maneira bastante eficiente de uma empresa/organização conseguir destaque no cenário nacional e, conseqüentemente, no cenário internacional, uma vez que através da certificação criará um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.
A certificação é uma forma de organização empresarial, uma forma complementar de se colocar as coisas em seus devidos lugares de maneira sistêmica, a tratar seus processos e principalmente as suas não-conformidades e, as ações que devem ser executadas para que estas não-conformidades não venham a ocorrer novamente.
As certificações são também um processo sistêmico, isto é, organizações dos mais diversos setores estão exigindo de seus fornecedores, tanto de matéria prima quanto de serviços, a obtenção de certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais pré-estabelecidos.
Este último parágrafo reforça o comentário já feito, de que a certificação é um enorme diferencial competitivo e, o será, enquanto todas as empresas/organizações não estiverem certificadas nos seus respectivos segmentos de atuação.
A importância das certificações para a pessoa física
A certificação da pessoa física, à semelhança da pessoa jurídica, é uma forma extremamente eficiente de se estabelecer um enorme diferencial competitivo, nos vários segmentos de atuação profissional, num mercado cada vez mais seletivo. Basicamente, porque devo contratar você não outra pessoa? Simples, você é certificado e o seu concorrente direto não.
A obtenção de uma certificação
O processo de obtenção de uma certificação é basicamente o mesmo para as pessoas física e jurídica: uma prova de capacitação na área de certificação e, posteriormente, se aprovado, a comprovação mediante evidências, dos requisitos mínimos de certificação exigidos.
As certificações em Gestão da Continuidade de Negócios
Como em outras áreas de atuação, a Gestão da Continuidade de Negócios também passa a ter certificações: profissionais para a pessoa física e de conformidade para a pessoa jurídica.
Para a pessoa física, o BCI – Business Continuity Institute (www.thebci.org), instituto inglês sem fins lucrativos, certifica profissionais ao redor do mundo em Gestão da Continuidade de Negócios, em diferentes níveis, compatíveis com a capacitação e experiência comprovada do profissional nas 10 áreas de conhecimento necessárias.
Existem atualmente no Brasil cerca de 20 profissionais certificados ou em processo de certificação. Um número muito pequeno quando comparado com a quantidade de empresas obrigadas a desenvolverem e manterem atualizados os seus mecanismos de Gestão da Continuidade de Negócios.
E, para as pessoas jurídicas, com o lançamento da norma inglesa BS 25999 partes I e II, da sua tradução literal para o português, a norma brasileira NBR 15999 parte I e o breve lançamento da parte II, também já é possível a obtenção da certificação da empresa em Gestão da Continuidade de Negócios.
E foi exatamente isto que uma instituição financeira brasileira fez, obteve a certificação na BS 25999. O mérito é louvável, foi a terceira empresa no mundo e a primeira empresa financeira no mundo a obter esta certificação.
Esta instituição está divulgando este feito, os seus benefícios, diferenciais competitivos e, com certeza, já está colhendo os retornos deste investimento.
Concluindo, as certificações vieram para ficar. Quanto mais cedo começarmos, quanto mais cedo obtivermos as certificações, maiores serão os ganhos, tangíveis e intangíveis, obtidos.

Fonte : ti-intelligence

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario