Wednesday 14 May 2008

Empresas brasileiras lançam alternativa inédita ao mainframe

Duas empresas nacionais, a GDN (Global Development Network), gestora de projetos empresariais e governamentais, e a AmazonTech Group, ligada ao grupo Atech Tecnologias Críticas, estão colocando no mercado uma solução para as companhias que dependem do mainframe.

Trata-se do Verti, um sistema capaz de fazer a migração ou replicação entre diversos bancos de dados em tempo real, segundo as empresas. Com ele é feita a migração ou a replicação apenas dos bancos de dados, enquanto os aplicativos e sistemas continuam da mesma forma que foram desenvolvidos, sem a interferência de analistas ou programadores.

O software consumiu três anos de desenvolvimento e custou cerca de R$ 4 milhões. “Estamos colocando no mercado uma solução 100% nacional, de extrema confiabilidade e com sistema de manutenção aqui no Brasil. Essa é uma característica de grande valor para as empresas que se utilizam de mainframe”, afirma Gabriel Damato Neto, presidente da GDN.

Na prática, diz o executivo, o Verti significa a libertação das empresas da incômoda dependência de banco de dados hierárquicos, que consomem longas horas de trabalho e alto custo com licenciamento de software.

Com o Verti, garante Damato Neto, a empresa continua com os mesmos códigos-fonte nas linguagens em Cobol, Natural, ADA SQL, Assembler e PL1, e o que é migrado ou replicado para banco de dados relacionais como o DB2, são apenas as informações contidas nos bancos hierárquicos. O software também é capaz de armazenar e transportar as informações para qualquer plataforma.

Fonte: TI - INSIDE

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario