Monday, 13 February 2012

Companhias aéreas, bancos, planos de saúde e empresas de serviço público são punidas por falhas no atendimento ao cliente.

A Fundação Procon-SP autuou 53 empresas por descumprimento às regras dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) 53 empresas, entre companhias aéreas, bancos, financeiras, concessionárias de serviço público, TVs por assinatura e planos de saúde.

As multas variam de R$ 400 a R$ 6 milhões, e as empresas estão sujeitas à suspensão temporária da comercialização de serviços.Houve monitoramento no serviço de atendimento de 78 companhias e uma das principais irregularidades registradas foi uma “pegadinha” para o consumidor, segundo o Procon-SP. Algumas empresas destacam, em seu material de divulgação ou na própria fatura um número de telefone comum, no qual o consumidor pode fazer sugestões ou reclamações.

— Desta forma, se houver negligência ou demora no atendimento, a empresa não é autuada, já que o consumidor não está usando o número do SAC, que muitas vezes não ganha destaque na divulgação — explicou o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

A legislação prevê que o SAC deve contar com telefone gratuito (0800) e funcionar 24 horas por dia, durante sete dias da semana. Outras irregularidades encontradas foram a falta de disponibilização de telefone gratuito para o SAC; falta de informações claras sobre o SAC para atendimento a deficientes; condicionamento do acesso inicial ao fornecimento de dados por parte do consumidor; falta de opção no primeiro menu eletrônico o contato com o atendente e demora no atendimento.

Veja a lista das empresas multadas, por segmento:

Companhias aéras: TAM Linhas Aéreas, Abaeté Linhas Aéreas, Air Canadá, American Airlines, British Airways, Continetal Airlines, Meta Linhas Aéreas, NHT Linhas Aéreas, Pantanal Linhas Aéreas, Rico Linhas Aéreas, Air France, Team Linhas Aéreas, Total Linhas Aéreas, Trip Linhas Aéreas e Ocean Air.

Banco: Caixa Econômica, Bradesco Financiamentos, CFS (Carrefour), Ibi, Multiplo, Santander, Citicard, Bradesco Cartões, Itau-Card, Itaú, Bradesco, BMG e Daycoval.

Energia elétrica: Eletropaulo Metropolitana.

Finaceira: BV Financeira, Omni, Pernambucanas, Credi - 21, Itaú e Americanas Itau.

Plano de saúde: Santa Marina, Santo André, São Miguel, Medicol, Itálica e Green Line.

Remessas: UPS do Brasil.

Telefonia: Telemar Oi Fixo, Vivo, Embratel, TNL, TIM, Telefonica, Nextel e Claro.

TV por assinatura: Net, Sky, Telefonica e Embratel.

Fonte : Extra Online

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