Sunday 27 May 2012

Classe C impulsionará receita de dados das teles no Brasil

O mercado brasileiro tem potencial de chegar a 45,5 milhões de smatphones uma participação de 36% das receitas de dados no faturamento das operadoras até 2015. O grande motor de crescimento será a classe C que, hoje, já é composta de 170 milhões de brasileiros e teve seu poder de compra elevado em 260% nos últimos três anos.


Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Pyramid Research apresentada por Vinícius Caetano, analista sênior da consultoria, durante a 12ª edição do Rio Wireless, evento que acontece no Rio de Janeiro.


“A classe C vem usando seu poder de compra para adquirir produtos de tecnologia, mas ainda é reticente em relação ao uso de smartphone, porque ainda considera os preços altos e porque ainda não enxergou benefícios reais nos serviços de dados”, diz Caetano, para quem quando estas barreiras estiverem superadas isso poderá contribuir para uma aceleração nas vendas de smartphones
Segundo o estudo apresentado o Brasil passará de uma penetração da telefonia celular de 123% para 158% até 2015.

O mercado tem comportamento distinto para voz e dados. No primeiro caso há um descompasso entre a forte expansão do uso de minutos de voz e o Arpu já que a guerra de preços e a luta por market share erodiram as receitas de voz.


“Com o mercado de voz em decadência, é importante que as operadoras foquem em smatphone que é o que faz crescer o uso de serviços de dados onde os valores ainda não foram afetados pela guerra de preços. O potencial de crescimento é grande pois hoje as receitas de dados representam apenas 23% do faturamento das operadoras, ante 39% na Argentina. A expectativa é que em 2015 cheguemos a 36,1% mas ainda estaremos atrás da Argentina, que estará em 48%”, diz Caetano.


Entre as tendências apontadas no estudo está o fato de que o mercado de smartphones continuará evoluindo de forma acelerar a partir do barateamento dos preços que passará dos atuais US$ 190 para US$ 150 até 2015, por meio de incentivos fiscais e ganhos de escala. “A evolução da 3G e o início da cobertura do LTE, bem como a popularização dos aplicativos móveis e planos mais competitivos vão impulsionar o mercado".


Assista a entrevista exclusiva concedida à CDTV, do Convergência Digital, de Vinicius Caetano, analista da Pyramid Research. Na reportagem, Caetano fala sobre a qualidade da rede móvel nacional e avalia a implantação do 4G.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario