Wednesday 16 May 2012

Conheça o serviço e aplicativo que mede a velocidade da sua internet

Com a proximidade do leilão para a implantação da rede de internet móvel 4G no Brasil, muitos usuários da rede atual, a 3G, ainda reclamam de oscilações na velocidade contratada. Embora a perspectiva de que, em breve, seja possível contar com uma internet móvel 10 vezes mais rápida que a disponível atualmente, muitas áreas não têm cobertura para o serviço.

Nesta coluna, irei apresentar o serviço gratuito e aplicativo desenvolvidos pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br). Por meio do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET), é possível verificar qual a velocidade da sua internet, saber a latência da rede e medir a qualidade da web de uma determinada localização. Com os resultados obtidos nas medições, é possível gerar um mapa que apresenta como está a qualidade da internet no Brasil.

De acordo com o desenvolvedor do aplicativo e do serviço, todos os testes são feitos de forma independente da operadora e, por conta disso, os resultados são mais confiáveis, se comparados com outros aplicativos.

O serviço

Para verificar a velocidade da internet, os usuários podem acessar gratuitamente o serviço no site do CGI.br (acesse aqui). Para que a medição possa ser realizada com sucesso, é preciso ter instalado no computador o Java, que deve estar habilitado para rodar aplicativos no navegador.

O serviço que mede a velocidade da internet disponibiliza os resultados no mapa da qualidade (Foto: Reprodução)

Também será preciso informar o CEP, selecionar a velocidade e o local de acesso. Todas as informações coletadas ficam disponíveis ao comitê, aos usuários e às operadores, além de alimentar o mapa de qualidade da internet. É possível verificar a qualidade do serviço de uma determinada região, bastando apenas informar o CEP da região que está sendo avaliada.

É possível verificar a qualidade do serviço de internet de uma determinada região, bastando apenas informar o CEP da região que está sendo avaliada (Foto: Reprodução)

Para não ter os testes comprometidos, o ideal é que os usuários que estiverem navegando em redes sem fio acessem diretamente o modem com o computador. Desse modo, possíveis perdas de desempenho da rede ficam descartadas.

O aplicativo

Usuários de dispositivos móveis da Apple (iPhone 3GS, iPhone 4 e 4S, iPod touch de terceira geração, iPod touch de quarta geração e iPad de todas as gerações) podem instalar o aplicativo gratuitamente, que repete os mesmos testes disponíveis no site.

Teste da velocidade de upload medida pelo aplicativo (Foto: Reprodução)

Infelizmente, usuários de dispositivos móveis de outras plataformas terão que aguardar um pouco mais até que seja desenvolvido o aplicativo compatível com os seus dispositivos.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario