Tuesday 7 October 2008

IBM prepara lançamento de pacote de colaboração

Há uma espécie de corrida armamentista em curso entre algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo para dominar a próxima onda dos pacotes de software para escritório. Microsoft, Cisco, Google e outros travam uma autêntica "guerra fria" no segmento de aplicações para comunicações unificadas e colaboração. Agora, mais uma contendora deve ingressar nessa disputa: a IBM. A empresa admitiu que prepara o lançamento de uma versão beta de uma suíte de software de colaboração on-line, batizada de Projeto Bluehouse.


Muito da tecnologia Bluehouse vem da linha de produtos Lotus da IBM, utilizada por grandes corporações e que inclui software de e-mail, comunicação e aplicativos de calendário, segundo informa a versão on-line do jornal americano New York Times. A empresa vai empacotar o software junto com as aplicações de web conferência, mensagens instantâneas, compartilhamento de documentos e gestão de equipes dentro de uma única coleção para ser acessada por meio da internet.


De acordo com a reportagem do jornal, numa rápida demonstração, o software Bluehouse pareceu funcionar bem. O agendamento de um encontro on-line foi feito rapidamente, sem a necessidade de instalação de qualquer software, e permitiu verificar como um engenheiro da IBM se move entre vários projetos, compartilha uma vasta gama de documentos e apresentações com vários grupos de comunicação, com base na configuração de permissão para ver tais arquivos.


O software é semelhante ao que a Cisco, Microsoft, Google e outros oferecem hoje, de várias formas diferentes. A Cisco, por exemplo, se concentra no WebEx, ferramenta colaborativa para reuniões e conferências, que utiliza recursos como VoIP integrado na própria ferramenta. A Microsoft, por sua vez, tem como arma um amplo conjunto de software fácil de usar, enquanto o Google se concentra na capacidade de seu software de manipular arquivos on-line. E a IBM vai ter a oportunidade de verificar se o foco de seu produto está correto em janeiro do ano que vem, quando deve liberar versão final do Bluehouse.

Fonte: TI-inside

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario