A Telefônica aproveitou o WiMax Global Congress 2009, que acontece esta semana em Amsterdã, para trazer os resultados finais dos testes com a tecnologia WiMax realizados sobre a rede de 2,5 GHz da empresa (após a aquisição da TVA). A Telefônica lembra que os testes se inciaram em 2006 e que passaram por diferentes estágios de desenvolvimento da tecnologia. No que diz respeito aos serviços utilizados por aqueles que participaram do teste, 99% declararam usar para email, 97% para navegar, 71% para atividades profissionais, 65% para escolas, 59% para download de música e 58% para download de vídeo, 35% para jogos online e 33% para download de filmes.
Com usuários residenciais de alta renda entre os escolhidos para a pesquisa, descobriu-se que o ciclo de troca de aparelhos tecnológicos desse perfil pesquisado é de quatro anos para a TV, dois anos para o PC e um ano para o celular. O perfil dos usuários do teste também mostrava que a maior parte avaliou como muito positiva a facilidade de auto-instalação do WiMax, a facilidade de acesso à Internet em segundo lugar, a facilidade de uso, a velocidade de acesso, e a portabilidade como benefícios. No universo daqueles que participaram do teste, 73% disseram que mudariam de provedor e 85% disseram que recomendariam.
Mas os usuários também se queixaram de constantes quedas de sinal e de dificuldade para explicar aos amigos o que é banda larga. Quem fez a apresentação foi Marcos Bafutto, diretor de regulamentação da Telefônica. Os testes foram suspensos em abril pelo fim da outorga em caráter experimental.
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario