Thursday 29 October 2009

Ministério da Justiça lança blog para discutir cidadania digital

Ministério da Justiça e a Fundação Getúlio Vargas lançaram nesta quinta-feira ( 29) o Marco Regulatório Civil da Internet, um projeto que vai discutir e regulamentar direitos e responsabilidades dos cidadãos na internet.

Pedro Abramovai, secretário de asssuntos legislativos do Minisitério da Justiça diz que a ideia é criar uma lei "a partir dos direitos e não uma lei penal, que comece pela porta da cadeia".

- Há mais de 40 projetos de lei tramitando no Congresso que tentam, de uma maneira ou outra regulamentar, a internet. A maioria deles procura punições para crimes. Nós queremos só queremos regulamentar os direitos.

A grande novidade do que pode se tornar um projeto de lei é a participação da sociedade por meio da própria internet. Durante 45 dias qualquer pessoa poderá dar sugestões e discutir as ideias que vão se transformar no texto final. Depois disso um texto provisório será preparado e haverá mais 45 dias de discussões. "Nosa ideia é que tenhamos um texto final no congresso no primeiro semestre de 2010".

Para as discussões foi criado um blog (www.culturadigital.br/marcocivi ) as as mensagens poderão ser acompanhadas pelo Twitter (www.twitter.com/marcocivil).
Qualquer cidadão que quiser contrbuir terá que se cadastrar no blog Cultura Digital.

Como cancelar o cartão de crédito mesmo com dívidas

Nestas situações, o consumidor deve enviar uma correspondência com aviso de recebimento (AR) para o banco emissor ou a administradora demonstrando que não tem mais interesse na manutenção do contrato, exigindo o imediato cancelamento do cartão e pedindo para que esta empresa se manifeste em um prazo de 10 dias, após a devolução do comprovante da entrega da carta, para confirmar o pedido.

Esta medida é muito eficaz para evitar que a dívida aumente sem parar em razão do aumento progressivo do saldo devedor do cartão já que, após o cancelamento, não podem mais incidir os juros do contrato.


Se não houver resposta no prazo, o consumidor pode ingressar com ação judicial visando a extinção do contrato e usando o comprovante de recebimento da carta como prova da negativa do banco emissor ou da administradora em cancelar o cartão. O fundamento jurídico do pedido está no artigo 6°, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor e nos artigos 473 ou 478 a 480 do Código Civil.

Juntamente com o cancelamento, o consumidor deve pedir que o Juiz que receber a ação determine que o banco emissor ou a administradora não insiram o nome do devedor nos bancos de dados de restrição ao crédito até a decisão do processo.


O consumidor pode fazer este pedido nos Juizados Especiais Cíveis, mais conhecidos popularmente pelo nome de Pequenas Causas, e, na 1ª audiência, com auxílio do conciliador, fazer um acordo para pagamento de saldo devedor com banco emissor ou a administradora em condições mais favoráveis.

Fonte: http://blog.gbolso.com.br/

Tuesday 27 October 2009

Tome cuidado ao fazer upgrade para o Windows 7

Se você está pensando em trocar o seu sistema operacional pelo novo Windows 7, tome alguns cuidados. A troca pode ser bastante trabalhosa, especialmente se você usa um Windows XP. Além disso, os requerimentos mínimos para rodar o sistema operacional podem ser um impedimento.

O Windows XP exige apenas um processador de 233 MHz, 64 MB de RAM e 1.5 GB de HD. Já o Windows 7 exige processador de 1 GHz ou mais rápido, 1 GB de RAM para processador de 32 bits e 2 GB para os de 64 bits, 16 GB de espaço em HD para 32 bits e 20 GB para 64 bits, placa de vídeo que suporte DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou maior.

Embora a exigência não seja alta, é importante verificar se seu computador é compatível. Para isso, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta que faz isso, Windows 7 Upgrade Advisor. É o primeiro passo para ver se o Windows 7 serve para o seu computador.

Outra dica importante: faça backup das suas coisas. Se você usa Windows XP, faça de tudo que for possível, porque o Windows 7 terá que ser instalado do zero, apagando tudo que você tem. Se você tem o Windows Vista, é possível fazer a atualização, mas é recomendável ter o backup em um drive externo para não correr riscos.

A própria Microsoft tem uma ferramenta para isso: Assistência para transferência de arquivos e configurações. É a melhor forma para não perder nada no novo sistema operacional. No Windows 7, você pode usar a mesma ferramenta para restaurar esses arquivos e configurações.

Se o seu sistema operacional é o XP, é bom se preparar para instalar todos os programas de novo, já que o Windows 7 exige que você instale umanova cópia do zero. Anote os programas, pegue seus discos de instalação e tenha-os a postos para depois da instalação.

Se você é usuário do Windows Vista, é necessário ter ao menos o Service Pack 1 para poder atualizar para o Windows 7. Então, vá ao site do Windows Update e atualize o seu sistema.

Por fim, mas não menos importante, tenha umas boas horas para fazer a atualização. A atualização do Vista para o 7 pode durar menos de uma hora, mas é bom ter reservado um bom tempo para eventuais problemas. Se é usuário do WIndows XP, será preciso bastante tempo para resgatar backup, configurações e arquivos.

Com essas dicas, talvez sua experiência de troca de sistema operacional seja menos sofrida e um pouco mais segura.

Saturday 24 October 2009

Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool

Quer instalar o Windows 7 a partir de um pendrive mas não sabe como? Então use o Windows 7 USB/DVD Download Tool!

Esta ferramenta disponibilizada pela Microsoft prepara o pendrive e copia os arquivos do Windows 7 para que você possa fazer sua instalação sem precisar gravar um DVD, o que é perfeito para netbooks sem drives ópticos.


Faça o download do Windows 7 USB/DVD Download Tool clicando aqui e siga os passos abaixo para saber como usá-lo:

1- Selecione a ISO do Windows 7 e clique em Next:

2- Escolha o tipo de mídia. Como queremos instalar o Windows 7 pelo pendrive, escolha USB device:

3- Insira um pendrive com pelo menos 4 GB de capacidade e clique em Begin copying:

4- O pendrive será formatado e a cópia dos arquivos será iniciada:

5- Espere a cópia terminar e pronto!

Agora você poderá usar seu pendrive para instalar o Windows 7 em qualquer PC.

Tuesday 20 October 2009

Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas

Os credores costumam utilizar técnicas de ameaça para "apavorar" os devedores.

É comum o devedor receber ligações telefônicas grosseiras com ameaças de que acaso não seja paga a dívida “um oficial de justiça irá até sua casa e vai penhorar seus bens e até sua casa que serão vendidos em leilão para pagamento da dívida”.

Muitas pessoas ficam realmente apavoradas, porque não conhecem os seus direitos, muito menos quais os bens não podem ser penhorados para pagamento de dívidas, e pensam que na manhã seguinte haverá um oficial de justiça com 2 policiais para levar todos os seus bens e lhes retirar da casa que será vendida na parte da tarde.


Fique calmo, não é bem assim que funciona!


Nós, vamos explicar o que pode realmente acontecer se você estiver devendo e quais os bens podem ser penhorados em caso de ação judicial:


Primeiro, vale ressaltar que: sendo os credores instituições financeiras (bancos, cartões de crédito, financeiras, etc) eles não costumam entrar com ações de cobrança na justiça, somente em casos de dívidas de financiamentos de imóveis, veículos e outros bens (que podem ser penhorados pois estão em garantia da dívida.

Assim eles podem entrar com ações de busca e apreensão destes bens), ou se não for este caso, somente se as dívidas forem altas e quando os credores têm certeza que o devedor tem dinheiro ou bens suficientes para saldar a dívida.


Se você não se enquadra em nenhuma destas situações, as chances de receber a visita de um oficial de justiça em sua porta é muito pequena.


Assim, é muito mais eficiente e econômico para estes credores contratar empresas de cobrança que ficam ligando dia e noite para o devedor, fazendo ameaças de penhora e venda de bens, apavorando-os e fazendo com que muitos, que desconhecem seus direitos, corram para vender bens, pegar outros empréstimos e fazer todo o tipo de negócio para quitar a dívida, com medo do que pode acontecer.


No caso do credor realmente mover uma ação judicial de cobrança ou execução da dívida, vamos deixar bem claro o que não pode ser penhorado para pagar dívidas:


Primeiro de tudo é o salário (incluindo no termo “salário” toda renda que venha do trabalho). O salário não pode ser penhorado para o pagamento de dívidas, salvo em caso de pensão alimentícia.

Também não pode ser penhorado o imóvel único de família, conforme determina a Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990:
"Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei."

O imóvel único de família somente poderá ser penhorado em casos específicos que a lei determina, como por exemplo: dívidas que sejam do próprio imóvel (financiamento, condomínio, IPTU, hipoteca), pensão alimentícia, quando o imóvel tenha sido dado em garantia (escrita e assinada) à uma dívida (fiança em locação e outros casos) ou por dívidas com trabalhadores domésticos da própria residência. (Clique aqui para ler a Lei)


Além dos salários e do imóvel único de família, segundo o artigo 649 do Código de Processo Civil, modificado pela Lei 11.382/06, que entrou em vigor dia 21 de janeiro de 2007 e alterou dispositivos relativos ao processo de execução e a outros assuntos, são os seguintes os bens absolutamente impenhoráveis:

I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;


II - os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida;


Matérias sobre o assunto:
- Superior Tribunal de Justiça - STJ - diz que lavadora, secadora de roupas e aparelho de ar-condicionado também são impenhoráveis
- Tribunal considera que computador e impressora são bens impenhoráveis


III - os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor;


IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3o deste artigo;


V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício de qualquer profissão;
VI - o seguro de vida;


VII - os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas;


VIII - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família;


IX - os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social;


X - até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança.


§ 1o A impenhorabilidade não é oponível à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem.


§ 2o O disposto no inciso IV do caput deste artigo não se aplica no caso de penhora para pagamento de prestação alimentícia.

Importante ressaltar aqui no Blog, que todos os artigos citados acima são da seguinte fonte : http://blog.gbolso.com.br/

Tenho sempre a preocupação de colocar em meu blog a origem da Informação, a Fonte da Informação.

Até porque nem só de informática vivemos, devemos saber nossos direitos e utilizar a Internet como ferramenta de Informação.

Monday 19 October 2009

Começa nesta segunda-feira o Débito Direto Autorizado (DDA), que substitui o boleto de papel

RIO - Começa a vigorar nesta segunda-feira uma nova maneira de pagar as contas: o Débito Direto Autorizado (DDA), que substitui o boleto de papel. As principais vantagens do novo sistema são: redução de papel, maior agilidade entre a emissão da fatura e o pagamento, e conveniência do pagamento por sistemas eletrônicos (internet, celular e caixas automáticos). Os bancos são obrigados a oferecer a opção, afirma o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mas aceitar dependerá do cliente.

Especialistas em direito do consumidor dizem que o cliente deve assinar um termo de adesão com o banco e exigir a sua via e alertam que é fundamental manter o computador com um bom antivírus e imprimir o boleto pago ou arquivá-lo por meio eletrônico.

Todos os pagamentos associados ao CPF cadastrado aparecerão nos meios de pagamento, como internet, celular e caixas eletrônicos, para serem quitados automaticamente.

O DDA não é a mesma coisa que débito automático, já que será necessário ordenar o pagamento na data desejada.

Leia mais: Confira como será o serviço

Walter Tadeu, assistente técnico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que, na primeira etapa, só entrarão no sistema os boletos bancários como de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio, prestações, financiamentos. Contas de consumo como água, luz, telefone etc ainda não têm prazo para entrarem no sistema porque falta implementar uma forma de o consumidor ver a fatura discriminada.

Obs: Será o fim da circulação do dinheiro? Seremos uma sociedade conectada?

Qual será o custo dessas operações para o consumidor final?

Será uma sociedade como na ficção científica? Um só governo?Uma única moeda em todo o mundo?

Sunday 18 October 2009

Saiba como atualizar o horário de verão nos aparelhos eletrônicos

Confira as dicas para a atualização do Windows

Horário de verão começa à 0h deste domingo e vai até 21 de fevereiro

Para Windows Vista ou Windows 7

1. Execute o Windows Update a partir do botão Iniciar;

2. Clique no texto Exibir atualizações disponíveis para selecionar quais atualizações opcionais, além das importantes, você deseja instalar. Em seguida clique no botão Instalar atualizações e siga as próximas instruções do assistente;

3. Nessa mesma tela clique em Alterar configurações para definir uma frequência automática de instalação de atualizações.

Para Windows XP
1. Clique no botão Iniciar -> Todos os programas -> Windows Update ou acesse o site http://update.microsoft.com;

2. Clique no botão Expressa para instalar as atualizações de alta prioridade ou no botão Personalizada para rever as demais atualizações opcionais. Siga as próximas instruções do assistente.

3. Aceite a sugestão para ativar as atualizações automáticas caso ainda não tenha realizado esse procedimento.

Quem tiver dificuldade na atualização pode entrar em contato com o suporte da Microsoft, para solicitar assistência técnica em relação ao no Horário de Verão 2009/2010, enviando um e-mail através do “Fale Conosco” ou pelos telefones (11) 4706-0900 para capital e região de São Paulo e 0800 761 7454 para as demais regiões do país.

A Microsoft lembra ainda que é importante ter sempre o Windows Update mais recente instalado, ressaltando que o próximo será liberado em dezembro e conterá atualização importante para o Horário de Verão de 2010.


De acordo com fabricantes e operadoras, a maioria dos celulares já conta com ajuste automático do horário de verão. Já para aqueles aparelhos que não permitem esse sincronismo, aconselha-se que os usuários façam essa alteração manualmente.

Geralmente, os usuários podem realizar essa operação selecionando "Menu/Configurações/Data e Hora" ou "Menu/Hora&Data/MudarHora", por exemplo.

Thursday 15 October 2009

Vivo quer compartilhar 12 mil km de novas redes até 2012

Vivo espera ter um total de 12 mil quilômetros de novas redes ópticas compartilhadas com outras operadoras até 2012, disse nesta quinta-feira o presidente da empresa, Roberto Lima. Pelo modelo cada parceiro ficou responsável pela construção de 1.500 km de rede e sua administração. As partes, então, foram interligadas para compartilhamento, gerando economias para as companhias.

Sem revelar o volume de investimentos, Lima disse que o primeiro trecho ligando a região Sul do país a São Paulo, de 4.500 km, já está pronto. Trata-se de uma parceria com a operadora móvel Claro e a de longa distância Embratel, ambas controladas por empresas do magnata mexicano Carlos Slim.

Lima não informou quais serão os parceiros da Vivo nos outros dois trechos, um de 4.500 km e outro de 3.000 km.

O executivo disse que as ampliações das redes de fibra óptica de transmissão são necessárias por causa da crescente demanda por serviços de telefonia móvel 3G.

Copyright Thomson Reuters 2009

São Paulo terá banda larga popular a R$ 30 por mês

O governo não cobrará ICMS (imposto estadual) dos usuários do serviço

O governador de São Paulo, José Serra, anunciou nesta quinta-feira (15) um decreto que cria um programa de banda larga a preços mais baixos do que os praticados comercialmente.

Na madrugada de hoje, o governador disse em seu Twitter – serviço de microblog que permite a troca de mensagens de até 140 caracteres – que o usuário paulista do programa Banda Larga Popular pagará no máximo R$ 30 pelo acesso rápido à internet sem limitação de uso.

No anúncio oficial o preço foi fixado em R$ 29,80 mensais. Serra contou que o governo não cobrará ICMS (imposto estadual) dos usuários do serviço. Ele disse ainda que a meta é “conectar metade das residências paulistas”.

As empresas devem oferecer velocidades de 200 quilobits por segundo (Kbps) a 1 megabit por segundo (Mbps) para pessoas físicas. Quem mais se beneficiará com o projeto será a população de baixa renda.

Ainda não foi detalhada a seleção que vai escolher as empresas responsáveis por oferecer o programa em conjunto com o governo estadual.

Fonte: Portal R7 (www.r7.com.br)

Tuesday 13 October 2009

Anatel prepara novo regulamento para setor de internet

A partir do próximo ano, as empresas provedoras de acesso à internet, incluindo as grandes operadoras, como Oi e Telefônica, terão de seguir regras com metas de qualidade na prestação dos serviços.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está preparando um novo regulamento para o setor, com obrigações para as empresas e uma lista de direitos dos usuários. As novas regras têm também o objetivo de incentivar a competição e a entrada de novas operadoras no setor.

A garantia de entrega da velocidade contratada é um dos principais objetivos da Anatel. As estimativas são de que grande parte dos clientes não tem disponível nem metade da velocidade prometida pelas operadoras, Segundo a conselheira da Anatel Emília Ribeiro.

- Hoje, o cliente não tem como exigir a velocidade. Ele quer baixar um filme, mas tem dificuldade, porque a empresa está saturada e não dá a ele o mínimo de garantia de acesso.

Uma das ideias em estudo é estabelecer no contrato uma velocidade máxima e mínima, e a conexão só poderá oscilar dentro desta previsão.

A conselheira cita uma experiência do governo do Chile que disponibiliza um programa de computador, que pode ser baixado gratuitamente, para medir a velocidade de conexão na casa ou no escritório do assinante.

- Estamos querendo trazer isso para nós.

Pela proposta em estudo, haverá regras de atendimento ao cliente, de solução de problemas, de cobrança e de cancelamento do contrato, por exemplo.

A empresa que descumprir as obrigações estará sujeita a abertura de processo administrativo e multa.

O desempenho na prestação dos serviços será cobrado no Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ), que terá, entre outros indicadores, taxas para medir a quantidade de falhas nas tentativas de conexão e o número de quedas na conexão enquanto a internet está sendo usada.

Fonte : Agência Estado

Monday 12 October 2009

Microsoft: 13 atualizações de segurança na próxima terça

A Microsoft está planejando lançar 13 atualizações de segurança na próxima terça-feira como parte de seu ciclo mensal (o conhecido Patch Day). Destas 13 atualizações, oito foram classificadas como críticas e cinco foram classificadas como importantes.
As atualizações afetam o Windows, Internet Explorer, Office, Silverlight, Forefront, Visual Studio e SQL Server.

Além das atualizações de segurança, a Microsoft também lançará uma nova versão de sua ferramenta para remoção de malwares e atualizações para os filtros de lixo eletrônico do Outlook 2003, Outlook 2007 e Windows Mail.


As atualizações estarão disponíveis através do Windows Update/Microsoft Update/WSUS (Windows Server Update Services) e através de sua Central de Downloads.

Mais detalhes sobre as atualizações podem ser encontrados

Boletim de Segurança do mês de outubro.

Friday 9 October 2009

Ministério da Justiça lança banco de dados da legislação penal

A partir desta semana, o Ministério da Justiça colocará à disposição para advogados, estudantes, professores, formuladores de políticas públicas e demais pessoas ligadas à área do Direito um banco de dados com toda a legislação penal em vigor no Brasil.

O banco de dados é baseado em software nacional, que recebeu o nome de Sispenas, e está disponível na página do ministério: www.mj.gov.br/sispenas ou www.mj.gov.br/sal.


Além de trazer a relação de crimes, o banco de dados mostra as respectivas penas e as alternativas possíveis à prisão. O propósito é oferecer informações para tornar a relação entre os tipos penais e benefícios mais clara e acessível.


O sistema permite fazer pesquisa de diferentes formas: por ano de criação de leis, penas máximas e mínimas ou palavras-chave. Se o interessado digitar, por exemplo, a palavra "prostituição", ele terá em sua tela todos os crimes relacionados, as penas e os benefícios previstos no Brasil. O Sispenas também possibilita a realização de simulações simples diante de propostas de alteração legislativa.

Thursday 8 October 2009

Senha ‘123456’ era a mais comum entre e-mails da Microsoft vazados na internet

Uma pesquisa feita pelo especialista da empresa de segurança Acutinex, Bogdan Cali, revelou que o vazamento de mais de 10 mil contas de e-mail “@hotmail.com”, “@live.com” e “@msn.com”, todas da Microsoft, nesta segunda-feira (5) foi facilitado pela falta de segurança dos usuários. A maioria das senhas dessas contas é “12345”, ao lado, segundo o analista, de nomes “hispânicos” como “alejandra” e “alberto”.

O estudo revelou que 22% dos e-mails roubados possuem senhas com seis caracteres, 21% têm oito caracteres e 14% apresentam sete caracteres. Da lista roubada, mais de 8 mil contas possuem palavras-chave únicas, ou seja, que não se repetem. O código mais longo apresenta 30 letras e o mais curto apenas uma.

A recomendação da Microsoft é que todos os usuários de suas contas de e-mail troquem as senhas a cada 90 dias para evitar futuros problemas e que usem programas antivírus.

Entenda o caso

O site Neowin divulgou nesta segunda-feira (5) que os e-mails e respectivas senhas de milhares de contas do serviço Windows Live Hotmail, da Microsoft, foram publicadas on-line. De acordo com a página – citada em uma reportagem da BBC --, um usuário anônimo postou os detalhes das contas no dia 1 de outubro no pastebin.com, um site usado para desenvolvedores compartilharem trechos de códigos. Os dados já foram removidos do site.

Entre as extensões de e-mail que tiveram dados publicados na internet estão @hotmail.com, @msn.com e @live.com. Ainda de acordo com o site, a lista continha informações de cerca de 10 mil contas iniciadas com as letras “a” e “b”. Por isso, é possível que haja ainda outras listas.

Visitem o link : Microsoft Password Checker

Wednesday 7 October 2009

Fazer o devedor passar vergonha é crime

O credor tem todo o direito de protestar o título não pago, cadastrar o nome do devedor em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA, etc, além, é claro, de ajuizar ação judicial para cobrar o valor devido.

Também é direito do credor de cobrar a dívida através de cartas, telefonemas e até cobradores.


Todavia, este direito de cobrança do credor vai até o limite do direito do devedor de não se sentir importunado desproporcionalmente ou constrangido.


Ligações a toda a hora, em qualquer lugar, com ameaças e linguajar deselegante são um abuso ao direito do devedor.

O credor também não pode ameaçar, coagir ou constranger o consumidor na cobrança de uma dívida, entrando em contato com vizinhos, parentes, amigos ou diretamente com o trabalho do devedor, falando com seus colegas ou chefe.


Este tipo de atitude é considerado crime pelo Código de Defesa do Consumidor:

"Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."


"Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:


Pena Detenção de três meses a um ano e multa."


É comum os credores contratarem empresas de cobrança para ficarem “infernizando” a vida do devedor, sem piedade, pois esta “técnica” é muito mais eficaz e barata do que entrar com processo na justiça cobrando a dívida.


Estas empresas de cobrança fazem ligações telefônicas várias vezes por dia, seja para o telefone residencial, celular, de vizinhos, de amigos, do trabalho.


Eles não têm o mínimo de respeito. Para eles não interessa a hora ou o dia. As ligações são feitas até na hora do almoço, na parte da noite ou nos fins de semana, perturbando o momento de descanso ou lazer do consumidor.


O consumidor não deve aceitar este tipo de abuso.


Primeiramente, deve fazer uma ocorrência policial, informando os fatos ocorridos, e os autores dos fatos, no caso a empresa de cobrança e o credor.


O Código de Defesa do Consumidor prevê a responsabilidade de ambos, do credor e da empresa de cobrança, pelos danos causados ao consumidor. Mesmo assim, é importante fazer a ocorrência em nome das duas empresas.

Fonte : http://gbolso.blogspot.com/

Tuesday 6 October 2009

Vazamento de senhas também atingiu Gmail e Yahoo!

Mais de 20 mil dados sobre contas de e-mail foram publicadas na internet

O vazamento de senhas, que atingiu usuários do Hotmail no último fim de semana, também afetou internautas que usam os sistemas do Yahoo!, Gmail e AOL - mais de 20 mil senhas foram publicadas na internet. A informação é do site Neowin e da rede de TV britânica BBC, que revelaram o problema nesta segunda-feira (5).

A BBC diz que a nova lista também foi publicada no site Pastebin.com, um fórum em que profissionais especializados compartilham informações sobre códigos – a mesma página havia recebido as senhas do Hotmail.

Algumas das contas parecem estar velhas ou inutilizadas, mas grande parte dos nomes da lista é verdadeira.
A principal suspeita é que esses dados tenham sido obtidos por meio de um golpe chamado “phishing”.

Entenda como ocorre o suposto golpe do e-mail

Em comunicado enviado à imprensa, a Microsoft negou que um problema em seu banco de dados tenha causado a exposição dos dados. A empresa diz que abriu uma investigação sobre o assunto e que está “trabalhando para que os usuários retomem o controle sobre suas contas”.

Fonte: www.r7.com.br

Monday 5 October 2009

Office web applications in Windows Live

Leiam artigo relacionado abaixo :

Primeiramente, é necessário que você tenha uma conta na plataforma Windows Live - é o seu login do Messenger, ou do Hotmail. Agora, entre no serviço SkyDrive, que é o serviço de armazenamento de arquivos da Microsoft – o endereço é skydrive.live.com. Aqui em cima, mude o idioma para inglês e, ao fazer isso, você será convidado automaticamente a participar do programa Office Web Apps.

Ao aceitar o termo de compromisso, você poderá ver qualquer documento do Word, Excel ou PowerPoint a partir do seu navegador. Fácil assim! E aqui existe uma vantagem: os formatos do Office 2007 funcionam em perfeita compatibilidade com as versões anteriores dos documentos!

A única limitação da versão Beta é que os documentos do Word funcionam somente para leitura, por enquanto. Em breve, certamente essa feature também será liberada para os usuários.

Sunday 4 October 2009

Serviço: Você e seu banco

O R7 listou quais são os seus direitos de correntista e o que o seu banco pode ou não cobrar

De acordo com a Febraban (a federação dos bancos), 127,5 milhões de brasileiros têm conta bancária. Elas podem ser de três tipos: conta corrente, conta salário ou caderneta de poupança. Veja a diferença entre cada uma delas.

Conta corrente: é a mais usada e pode ser oferecida de duas formas: conta corrente simples ou especial (aquela em que há um limite de crédito disponível). O banco é obrigado a informar os direitos e deveres do cliente quando o contrato é assinado. Entre essas informações, devem constar as condições para fornecimento de talão de cheques e para inclusão do nome do cliente no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF), entre outras. O banco também deve comunicar o saldo médio mínimo exigido para manutenção da conta e a relação das tarifas de serviços, incluindo indicação do que não pode ser cobrado.

Conta poupança: permite a aplicação de pequenos valores com rendimento mensal. Há cobrança de tarifas específicas (exceto a tarifa de manutenção, de que a poupança é isenta), com valores estabelecidos de acordo com cada banco. A remuneração é feita na data de aniversário da caderneta. O investidor pode abrir a conta quando quiser, porém, se a abertura for feita nos dias 29, 30 e 31, a data de aniversário dos depósitos será o dia 1º do mês seguinte e, só a partir daí, começa a contar o prazo para o rendimento.

Conta salário: é usada para o pagamento de salários, aposentadorias e pensões e não pode ser usada para outro tipo de operação financeira. A conta salário também não dá direito ao uso de cheques. Nela, só é  permitido um saque após o depósito do salário ou a transferência do dinheiro para outra conta do mesmo titular em outra instituição financeira. Esse saque ou transferência não pode ser cobrado.

As regras determinadas para o funcionamento das contas bancárias são definidas pelo Banco Central

Fonte: www.r7.com.br

Thursday 1 October 2009

Resumo do Barômetro Cisco 2005 - 2010

Já se encontra disponível para download o estudo realizado em parceria com a Cisco e IDC sobre Banda Larga no Brasil.

http://www.cisco.com/web/BR/assets/docs/Barometro_BR_1H09_Site_v1.pdf

O link acima se encontra disponível para download.

Necessário ter Adobe Acrobat instalado para ler o arquivo

O estudo da Cisco, mostra que o Brasil precisa melhor e muito a qualidade da conexão de Internet.

Mostra também alguns problemas de fator inibidor para o crescimento, como os impostos cobrados aos assinantes.

Além disso uma falta de infra-estrutura de telecom.

Certidão negativa poderá ser emitida via internet no Rio

A partir da próxima semana, a emissão da certidão de regularidade fiscal da Dívida Ativa (Certidão negativa) poderá ser feita gratuitamente pela internet. Em nota divulgada nesta quarta-feira (30), o governo do Rio informou que pessoas físicas e jurídicas podem provar que não tem débitos junto ao Estado e ainda obter a isenção do pagamento da taxa de R$ 36,41 se realizarem o procedimento online.


“Para usufruir do benefício, basta que o solicitante não tenha dívidas com o Estado. O processo é simples: a certidão é requerida através de um formulário disponível na internet e, em cinco dias úteis, estará disponível para ser impressa”, explicou Lúcia Lea Guimarães Tavares, procuradora-geral do Estado. 
A Procuradoria Geral pretende diminuir o prazo de emissão das certidões para três dias.  As certidões podem ser requeridas no site da Secretaria estadual da Fazenda.

Coreia do Sul tem melhor banda larga do mundo; Brasil fica na 45ª posição

A Coreia do Sul ultrapassou o Japão e a Suécia e assumiu a liderança em ranking anual que mede a qualidade da banda larga dos países, ajudada por incentivos do governo para tornar a nação como líder no mundo de tecnologia da informação, mostrou um estudo.
A pesquisa, conduzida pelas universidades de Oxford e Oviedo e patrocinada pela Cisco, mostrou que 62 de 66 países analisados melhoraram a qualidade dos serviços de internet rápida, do ano passado para cá.


A relevância da banda larga com qualidade está aumentando, já que novos aplicativos de internet -- como TV de alta definição -- precisam de conexões mais rápidas e melhores, avaliou o levantamento.

Os nove países mais bem colocados no ranking -- Coreia do Sul, Japão, Suécia, Lituânia, Bulgária, Letônia, Holanda, Dinamarca e Romênia -- já possuem banda larga com qualidade para tais aplicações.


O Brasil aparece na 45ª posição no estudo, atrás de dois dos outros três países que compõem o grupo dos Bric: Rússia está em 18º lugar e China na 43ª colocação, enquanto a Índia ocupa a 63ª posição.
Na classificação por cidades, os municípios japoneses Yokohama e Nagoya aparecem no topo da lista, à frente de Kaunas, na Lituânia.