Sunday 7 February 2010

A arte da perícia digital

Você acha que, ao apagar seu histórico, todos os seus rastros na internet estão eliminados para sempre? E apagar uma mensagem comprometedora do celular, será que ela nunca mais será lida por ninguém? Bom... para todos nós, usuários comuns, isso pode fazer sentido. Mas para essa dupla de peritos digitais, recuperar informações é algo que faz parte do dia-a-dia.

Eles trabalham para bancos, lojas e empresas que realizam transações online. Perto deles, ninguém tem nada a esconder.
O perito digital é o profissional que descobre evidências em equipamentos eletrônicos a fim de comprovar algum crime online.

As ferramentas são variadas, e são capazes de recuperar informações, além de informar quando, onde e como o fato ocorreu. Com esta maleta aqui, por exemplo, eles são capazes de extrair qualquer dado de um telefone celular: chamadas e mensagens de texto escritas ou recebidas, agenda, música, vídeo e fotos.

 

Links desta matéria:
Security Distro
FDTK - o sistema operacional feito para o Perito Digital

 

E mesmo o que já foi apagado pelo usuário pode ser recuperado com técnicas que eles dominam. Você já tá pensando em comprar uma maletinha dessas para descobrir os segredos da namorada, né? Calma... as coisas não funcionam bem assim!


“Existe uma questão ética e uma questão legal, então você não pode usar um equipamento como este para extrair dados telefônicos de um telefone que não seja seu, sem a autorização dessa pessoa - exceto em casos de solicitação judicial. Um marido não pode pedir que a esposa extraia os dados sem a devida autorização, porque isso é crime”, explica o perito em Segurança Digital, Marcelo Lao.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario