Thursday 1 April 2010

3G ou Wi-Fi? Veja o que se encaixa no seu perfil

Links desta matéria:


Buscador Hotspots
Zappa Wi-Fi


Encontrar acesso à internet não é mais o problema que costumava ser há alguns anos. Hoje em dia, há muito mais lugares com Wi-Fi, e as redes 3G já estão presentes em várias cidades brasileiras. Ou seja, conectar-se sem fio pode ser por Wi-Fi ou 3G. E quais os pontos fortes e fracos de cada uma das tecnologias?


Evidentemente, o Wi-Fi oferece mais velocidade. Num ambiente, como esse, que oferece conexão sem fios, seu computador recebe o sinal diretamente de um roteador que, por sua vez, está ligado à Web via banda larga.


No caso do 3G, o sinal é oferecido em alguns lugares pelas operadoras celulares. Mas, a velocidade quase sempre deixa a desejar... a vantagem é que o sinal está disponível mesmo para acessos em movimento, enquanto o Wi-Fi está restrito aos ambientes e nem todos são camaradas de não cobrar pelo uso da conexão...


Os planos de acesso às redes 3G ainda são caros. Mas, já foi pior. Atualmente, você encontra serviços com preços a partir de R$59,90, e 300kbps de velocidade prometida de download,  até R$119 e 1MB de velocidade. Para acessar a tecnologia você precisa de um notebook ou netbook, um modem específico e o plano da operadora que você escolher.

Você ainda pode ter acesso com smartphones, que já trazem o modem embutido. Geralmente, você os conecta ao seu micro por um cabo USB. Com isso, você garante acesso à rede em todos os lugares com cobertura 3G.


O 3G pode ser uma mão na roda para quem depende da web para trabalhar e não pode se dar ao luxo de andar por aí atrás de hotspots para enviar aquele e-mail ou trabalho urgente. É o caso do Luiz, que é locutor, e às vezes recebe pedidos de gravação de última hora. Quando isso acontece, o próprio carro dele vira um estúdio e o 3G envia o material para onde for preciso.


"Geralmente me ligavam, eu estava no trânsito, e falavam: 'ah, precisa gravar um áudio rápido'. Aí eu tinha que me deslocar para muito longe para gravar esse áudio, e aí eu comecei a carregar o equipamento: o computador, o modem 3G, o microfone e o carro. O carro hoje é feito com um isolamento acústico muito bom.

Pensei 'então vou fazer um teste'. E deu certo", conta o ator e locutor Luiz Affey.


Se você não tem tanta urgência assim na conexão, o Wi-Fi é sem dúvida uma solução mais econômica. Isso porque já existem vários estabelecimentos que deixam você usar a conexão gratuitamente. Além do mais, com o Wi-Fi, você pode fazer ligações telefônicas pela Internet, sem pagar nada para operadora celular, usando programas como o Fring e o Skype.


Uma boa dica é dar uma checada em buscadores de hotspots, como esse aqui, para encontrar locais que oferecem conexão sem fios. Esse outro é ainda mais abrangente. Ele é baseado em um sistema colaborativo: os próprios usuários podem atualizar as informações. E aí, você pode conferir pontos de conexão em vários locais do mundo.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario