O uso da internet 3G, em termos de segurança, se aproxima de uma conexão discada ou de uma conexão Wi-Fi? Dizem que a internet via rádio apresenta diversos problemas de segurança. Com a 3G é também assim?
É bem difícil fazer com que uma conexão sem fio, que qualquer um pode capturar, tenha a mesma segurança de uma conexão com fio. Por isso, a coluna não pode afirmar, por mais segura que qualquer conexão sem fio seja, que uma seja tão segura quanto um cabo, ainda mais se levado em consideração os princípios de segurança – disponibilidade, integridade, confidencialidade. Uma conexão sem fio nem sempre está tão disponível (chuva, problemas na transmissão, etc), está bem mais vulnerável a erros e interferência e, por estar “no ar”, não é tão confidencial.
Na comparação com o Wi-Fi, fica mais complicado. A resposta é “depende”. O Wi-Fi permite um grande número de configurações diferentes. A má fama da internet “via rádio” vem em grande parte por culpa dos próprios provedores, que, em alguns casos, não aplicam nenhuma forma de criptografia.
Como exemplo, para utilizar o melhor padrão de segurança do Wi-Fi, o WPA2, o Windows XP precisa ter o Service Pack 3 instalado. Poucos provedores vão arriscar ter de enfrentar problemas de compatibilidade e obrigar clientes a atualizarem o sistema, principalmente se o Windows for pirata e isso não for possível.
Por esse motivo, os provedores acabam tendo de fazer uso de recursos menos seguros, como o WPA ou até mesmo o WEP, que já é considerado “melhor do que nada, mas inútil”.
As redes 3G, por serem operadas por empresas de telefonia e terem um uso mais específico, são diferentes. Elas funcionam com uma segurança pré-determinada pelo protocolo, com base na codificação separada de cada canal de comunicação. Em outras palavras, cada usuário envia e recebe dados de forma diferente, diminuindo a interferência e, ao mesmo tempo, dando segurança para todos.
O chip que você coloca no seu modem 3G nada mais é do que a chave de segurança que você vai usar na conexão com a rede. O mesmo recurso que permite que apenas usuários pagantes façam uso da rede 3G também é responsável por proteger a comunicação.
Ligações de voz por celular funcionam com o mesmo princípio.
Wi-Fi e 3G são redes destinadas para usos diferentes e, por isso, é difícil compará-las. O 3G é mais seguro do que uma conexão Wi-Fi mal configurada, mas provavelmente menos seguro do que um Wi-Fi bem configurado. O a segurança do protocolo GSM, que protege ligações de voz, por exemplo, já foi quebrada.
Por enquanto, não se sabe de ataques públicos ao 3G. Mas é difícil saber até quando esse vai ser o caso. Com sorte, vai durar até outra tecnologia estar aí para substituí-lo.
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario