Thursday 13 September 2012

A cada 16 segundos, um é vítima de tentativa de fraude, diz Serasa

A cada 16 segundos, um consumidor é vítima de tentativa da fraude conhecida como roubo de identidade - em que criminosos usam dados pessoais de vítimas para conseguir crédito ou realizar um negócio sob falsidade ideológica -, segundo aponta pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta quinta-feira (13).

Segundo o indicador, de janeiro a junho de 2012, foram registradas 989.678 de tentativas de fraudes desse tipo, o maior número registrado desde 2010. No mesmo período de 2011, houve 963.631 tentativas de fraudes. No primeiro semestre de 2010, foram contabilizadas 886.920 tentativas de golpes - uma tentativa a cada 17,7 segundos.
“Os golpistas costumam abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedem cartões de crédito, fazem empréstimos bancários em nome de outras pessoas. Normalmente eles usam os cartões e cheques em pacotes turísticos, salões de beleza, restaurantes, entre outros”, alerta o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, por meio de nota.

De acordo com a pesquisa, de janeiro a junho, o setor de serviços, composto por seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços gerais, registraram 37% do total de tentativas, seguido por telefonia (30%), bancos e financeiras (19%), varejo (12%) e outros (2%).

No mesmo período de 2011, o setor de serviços também liderou as tentativas de fraudes, com 33%. Na sequência, vieram bancos e financeiras (28%), telefonia (25%), varejo (12%), e outros (2%). Em 2010, serviços liderou com 30%, seguindo por bancos e financeiras (29%).

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