Wednesday, 12 September 2012

Você sabe o que é Strategic Sourcing e quais as suas vantagens e desafios?

Tem se observado no mundo corporativo uma tendência à utilização da metodologia de Strategic Sourcing nas áreas de compras, seja utilizando consultorias especializadas ou profissionalizando seus compradores. Mesmo assim, segundo pesquisa realizada pelo Instituto ILOS (Panorama Estratégia de Compras e Suprimentos – Implementação nas empresas brasileiras e uso de Strategic Sourcing - 2010), esta tendência ainda é tímida se comparada às empresas no exterior. Segundo este estudo, metade das organizações brasileiras pesquisadas ainda não utiliza a metodologia, contra 72% das empresas do bloco europeu (maioria na pesquisa) que já a aplicam e 8% que estão em fase inicial de utilização.

Outra forte tendência de mercado é a utilização da tecnologia na estruturação dos processos de Sourcing, o eSourcing. Esta ferramenta é utilizada para aperfeiçoar o processo apoiando nas negociações, RFX´s e leilão reverso, trazendo transparência, melhorando a eficiência e possibilitando a transferência de conhecimento com uma ferramenta que poderá ser, por exemplo, utilizada continuamente pelos clientes após a entrega dos projetos pelas consultorias. Empresas que não utilizam ferramentas tecnológicas necessitam urgentemente rever seus processos para considerá-la em sua estratégia de negociação.

De fato, a competição em nossa economia tem comprovado que a utilização do Strategic Sourcing traz enormes benefícios nos processos e transparência à área de compras no que tange a negociação. No panorama econômico atual onde as empresas devem fazer mais por menos, esta metodologia, que proporciona corte direto nos gastos com compras, pode recompensá-las com redução de custos imediata. A pesquisa da 1ILOS comparava tal situação onde 74% das empresas pesquisadas informaram que a principal razão para sua utilização é a pressão para redução de custos, seguida da necessidade de desenvolver estratégia de gestão por categoria com 62%.

O Strategic Sourcing, utilizado pelas grandes empresas visando à melhoria contínua dos processos com redução de custos e aumento do desempenho da área de compras, se caracteriza pela estruturação em etapas e aplicação do conhecimento em gestão de projetos. A estrutura em etapas permite conduzir um processo que, além de identificar o fluxo detalhado da aquisição do produto ou serviço, também estuda o mercado fornecedor, suas forças e tendências, levanta o custo total, pesquisa modelos de fornecimentos, ajuda as organizações a aperfeiçoar sua base de fornecimento, realiza cotações, negocia e finalmente implementa os processos e contratos, assegurando o monitoramento e gerenciamento do seu desempenho.

As vantagens para as empresas que utilizarão desse modelo são várias sendo umas delas o tempo ganho com a utilização de contratos em longo prazo, pois assim, os compradores podem dedicar mais tempo à estratégia e menos em atividades operacionais rotineiras. A padronização dos processos e a visualização dos gastos das categorias ajudam as empresas a enxergar seus gastos e a priorizar as categorias que serão trabalhadas no Sourcing.

No entanto, para que a experiência seja bem sucedida, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. É necessário que a diretoria esteja envolvida e que as diretrizes sejam alinhadas e bem claras, para que com isso todas as áreas da empresa estejam totalmente envolvidas e comprometidas e assim o melhor resultado possa ser alcançado.

Uma vez que o projeto seja planejado e cuidadosamente implementado, os resultados são bastante promissores resultando em soluções inovadoras de compra que irão gerar eficiência nos processos e resultados mensuráveis.

Marcia Oribe é analista Senior de Sourcing do Mercado Eletrônico

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