Friday 21 December 2012

Symantec identifica tipos mais frequentes de dados perdidos em violações cibernéticas

A Symantec acaba de lançar o seu Intelligence Report de novembro, que mostra que o número médio de identidades roubadas cresceu em 2012 e chegou ao patamar de 8.404 violações. Esse número subiu significativamente em relação ao último cálculo, realizado em agosto, quando a média do ano até a data era de 6.800 identidades por violação.

Informações pessoais, como nome, são o maior alvo das violações, com 55 por cento, enquanto informações financeiras somam apenas 13 por cento – o que pode ser explicado pelo maior número de restrições sobre o armazenamento e confirmação deste tipo de dado.

O risco envolvido e a frequência com que ocorrem posicionam as violações de dados como um dos principais problemas de segurança de 2012:


1. Nomes próprios
2. Usuários e Senhas
3. Números de identificação registrados pelo governo
4. Endereços de e-mail
5. Datas de aniversário
6. Endereços residenciais
7. Registros médicos
8. Números de telefone
9. Informação financeira
10. Informação de seguro

Os números representam uma nova estratégia entre os hackers, que usam a informação pessoal como primeira oportunidade para confirmar e recolher informações adicionais. Eles trabalham uma “corrente de dados”, esperando obter algo mais relevante. Há também casos em que as informações pessoais são usadas ilegalmente em redes sociais, por exemplo.

O relatório também mostra as atividades de spam com o início da temporada de festas. As mensagens encorajam a compra de produtos no varejo e têm se tornado norma nos últimos anos. Há um aumento de 21 por cento no número de spam com arquivos com 10kb ou mais, número que tanto pode ser peso do design das peças, como malware associado às mensagens.

O número de spam no Brasil ficou quatro por cento abaixo do volume mundial, mas subiu de 69,8 por cento em outubro para 72,9 por cento em novembro.

O Intelligence Report de Novembro também destaca:

* Spam – 68,8 por cento – crescimento de 4 por cento em relação a outubro;
* Categorias mais comuns de spam: sexo/encontros (58,72 por cento), fármacos (14,71 por cento), relógios (12,69 por cento);
* Phishing – um in 445,1 e-mails – decréscimo de 0,124 por cento em relação a outubro;
* Malware – um in 255,8 e-mails – decréscimo 0,05 por cento em relação a outubro;
* Websites maliciosos – 933 endereços bloqueados por dia – crescimento de 19,7 por cento em relação a outubro.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario