Monday, 28 September 2009

Telecom Italia espionou várias teles no Brasil, diz jornal

Os 34 envolvidos foram denunciados pelo Ministério Público de Milão.
Empresas citadas como alvo não quiseram se manifestar sobre o assunto

Ex-executivos da Telecom Italia (TI) revelam, em detalhes, à Justiça italiana, que a operação de espionagem montada pela companhia no Brasil era muito mais abrangente do que se imaginava, informa o jornal "Folha de S.Paulo", que teve acesso aos depoimentos.
Segundo a reportagem, sabia-se desde 2004 da guerra de contrainteligência entre a TI e o Opportunity, do banqueiro Daniel

Dantas, pelo controle da Brasil Telecom, que contratara a agência de investigação Kroll para espionar os italianos, atingindo também integrantes do alto escalão do governo Lula. Mas pela primeira vez vêm a público no Brasil relatos da atividade clandestina contra outras companhias como Vivo, Telefônica e Telmex (Claro e Embratel).


Os ex-dirigentes da TI contam como invadiram as redes de computadores dos adversários, admitem furto de documentos e falam até como um deles foi usado como "isca" pela Polícia Federal para prender um agente da Kroll no Rio de Janeiro.
Segundo o jornal, todos os 34 envolvidos foram denunciados pelo Ministério Público de Milão, em julho do ano passado, por violar sistemas de informática e fazer escutas ilegais contra pessoas na Itália e no exterior em defesa dos interesses da TI. Além dos testemunhos, prestados em 2007, a polícia italiana também apreendeu com os investigados CDs e pen drives com os arquivos extraídos das companhias adversárias.


A reportagem procurou as empresas citadas como alvo da ação clandestina da Telecom Italia - Vivo, Telefônica, Telmex (Embratel e Claro) e Angra Partners -, mas todas disseram que desconheciam o fato de terem sido espionadas e que, portanto, não iriam se manifestar sobre o assunto.

Conforme a reportagem acima,estamos vivendo um Big Brother?

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario