O YouTube lançou na última terça feira, 17 de novembro, a plataforma Direct, que permite que usuários subam seus vídeos diretamente em sites de notícias que utilizam materiais colaborativos para reportagens de televisão. Essa ferramenta funciona como um canal de jornalismo popular, ou seja, separa o que é factual e informativo, dos milhões de uploads diários de vídeos de entretenimento.
A princípio, a ferramenta está disponível para alguns jornais internacionais como o NPR (National Public Radio), Politico, San Francisco Chronicle e Huffington Post. Esses sites disponibilizam um botão que permite ao usuário o upload de um vídeo dentro da home dos veículos, e, do outro lado, os editores de conteúdo do site ficam responsáveis por aprovar os materiais para exibição, de acordo com a sua linha editorial.
Esse processo evita falsas informações, como a que ocorreu hoje, 18 de novembro, com a principal agência de notícias da Bélgica, a Belga. Através de seu sistema de “jornalismo cidadão” chamado “I Have News” (Eu tenho notícias, ao pé da letra), um usuário divulgou a falsa informação de que a rainha Fabíola da Bélgica tinha morrido. O canal cidadão foi inaugurado no dia 16 de novembro.
Para o YouTube, o novo recurso promete dar mais um impulso ao jornalismo feito pelo usuário, que ganhou espaço com a eleição de Barack Obama e com os protestos feitos no Irã. O maior concorrente do Direct é o iReport, da CNN, que também permite que os usuários enviem diretamente suas produções para a rede de notícias.
Fonte: www.olhardigital.com.br
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario