Friday 5 November 2010

Como o Twitter está sendo usado na divulgação de currículos

Desde que o Twitter caiu nas graças dos brasileiros, o microblog é utilizado para comentar e acompanhar os mais variados assuntos: o trânsito, a vida das celebridades e as últimas notícias de economia, política e esportes, por exemplo. E, se está todo mundo conectado nessa rede, por que não divulgar também um currículo, em apenas 140 caracteres?

A internet muda hábitos e comportamentos de maneira rápida e expressiva. Portanto, quem procura emprego precisa se atualizar, e as redes sociais podem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação profissional - alerta Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.

Sérgio Lima, diretor de mídia e planejamento da agência de marketing digital AD.Brazil, vê o Twitter como uma grande oportunidade para os bons profissionais demonstrarem que estão disponíveis no mercado. E compara o microblog a um comercial de TV,que milhões de pessoas podem ver:

- Quando você posta algo, toda a sua rede de relacionamentos tem acesso e, com isso, os contatos podem fazer propostas ou até mesmo indicar outros empresários que estejam precisando de alguém no seu segmento.

Abrileri explica que o Twitter pode ser um caminho para um site em que o currículo esteja cadastrado. Basta dar o endereço para que as pessoas acessar o currículo completo. O executivo dá um exemplo de como se apresentar no Twitter: "Gerente de RH formado pela PUC, com grande experiência em empresa multinacional e inglês fluente, busca recolocação (e o link da página onde está o currículo completo)" .

- Quem sabe alguns amigos não 'retuitam' este post e este currículo não alcança lugares nunca antes imaginados, não é mesmo? - questiona Abrileri.

Segundo o especialista, uma atitude proativa, criativa, caprichosa e profissional em si já desperta interesse e demonstra a energia e o dinamismo deste candidato, o que o faz ganhar pontos perante os empregadores.

A dica para quem quer utilizar as redes sociais para espalhar seu currículo, segundo Lima, é manter um bom relacionamento com outros profissionais da área, se comunicar de forma clara e, principalmente, postar informações que sejam relevantes.

- As pessoas baseiam-se no que você escreve para formar uma opinião a seu respeito. Por isso, antes de escrever qualquer coisa, pense nos efeitos que as palavras podem ter.

Leia também: Coach aconselha profissionais a ficarem ligados às redes sociais de empresas

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario