Sunday 28 November 2010

Governo dos EUA tira vários sites de troca de arquivos do ar em operação antipirataria

Na mais recente fase de uma grande ofensiva federal contra a pirataria online de músicas e filmes, uma série de sites que facilitam o compartilhamento ilegal de arquivos foram fechados pela divisão de Imigração e Alfândega do Departamento de Segurança Interna dos EUA.

Desde a manhã de sexta-feira quem visita vários sites que hospedavam cópias não-autorizadas de filmes e músicas ou permitiam que os internautas encontrassem esses arquivos em outros lugares encontra uma nota que alerta: "Este nome de domínio foi apreendido pela ICE (Investigações de Segurança Interna) por força de um mandado de apreensão emitido por um Tribunal Distrital dos Estados Unidos". Ao tomar esses sites, governo redireciona todos os visitantes para seus próprios comunicados.

"O gabinete de Segurança Interna executou mandados de apreensão judicial contra uma série de sites", confirmou o Cori W. Bassett, porta-voz do ICE, em um comunicado, "Como se trata de uma investigação em curso, não há detalhes adicionais disponíveis neste momento."

Entre os domínios apreendidos estão o torrent-finder.com e três sites especializados em música: onsmash.com, rapgodfathers.com e dajaz1.com. O TorrentFreak, um blog de notícias sobre o BitTorrent - sistema de partilha de arquivos difícil de rastrear, por ser descentralizado - disse que pelo menos 70 outros endereços foram apreendidos, a maioria pertencente a sites relacionados com a falsificação de roupas, DVDs e outros produtos.

Na sexta-feira, usuários de torrents já estavam discutindo os novos sites que tinham surgido para atendê-los. Os avisos de retirada são semelhantes aos que surgiram em nove sites em junho como parte de uma iniciativa contra a falsificação e a pirataria na internet numa ação batizada de "Operation in Our Sites".

Ao anunciar essa operação, John T. Morton, secretário-adjunto do ICE, e representantes da Motion Picture Association of America classificou o projeto como um esforço de longo prazo contra a pirataria online e disseram que os suspeitos seriam perseguidos em todo o mundo. - Negócios americanos estão sob ataque de falsificadores e piratas sete dias por semana - disse Morton na época - . Os criminosos estão roubando idéias americanas e produtos e distribuindo através da internet.

Ms. Bassett não quis comentar se as últimas invasões fizeram parte da "Operation in Our Sites" e um porta-voz da Recording Industry Association of America (RIAA), que representa as grandes gravadoras, se recusou a responder perguntas.

As apreensões ocorrem no momento em que uma nova lei, Combating Online Infringements and Counterfeits Act, caminha no Congresso. O projeto, foi aprovado por um comitê do Senado na semana passada, permitiria ao governo fechar sites "dedicados a atividades ilícitas".

Críticos afirmam que a lei é muito ampla e pode afetar sites que não têm nada a ver com o compartilhamento de arquivos. A Electronic Frontier Foundation, um grupo que luta pelas liberdades civis online, chamou o projeto de "lei de censura da Internet". Waleed A. Gad El Kareem, que operava o Torrent Finder do Egito, disse que seu site foi fechado na quinta-feira, sem qualquer aviso prévio.

- Meu site não hospedava nenhum torrent ou link direto para eles - disse Gad El Kareem, afirmando que apenas linka para outros sites - Tenho certeza que algo está errado!

Ele acrescentou que seu servidor foi reinstalado e está funcionando em um endereço diferente

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario