Wednesday 17 September 2008

VMWare lança uma nova proposta de sistema operacional

O sistema operacional morreu, viva o cloud computing. Essa pode ser a síntese da palestra de abertura da VMWorld 2008, feita pelo presidente e CEO da VMware, Paul Maritz. O evento, que começou nesta terça-feira, 16, e vai até quinta, na cidade Las Vegas (EUA), deve reunir mais de 14 mil profissionais, entre técnicos, parceiros e clientes do mundo todo.
A proposta anunciada pela empresa para brigar na arena dos sistemas operacionais é o Virtual Datacenter Operating System (VDC-OS), uma solução que reúne servidores, sistema de storage e rede, agregados dentro do conceito de cloud computing (computação em nuvem), potencializado com a virtualização.
Para os negócios, segundo o executivo, o importante são as aplicações, que, com isso, proporcionam mais rapidez às empresas no ciclo de negócios, escalabilidade de serviço, mudanças das aplicações com facilidade, ou seja, propriedades para operar as aplicações e não apenas interoperabilidade como os sistemas operacionais.


Empresas com a BT, Verizon e T-Systems e mais outros cem parceiros que firmaram acordo com a VMWare, estão no evento mostrando soluções que oferecem aos clientes aplicações, banco de dados e segurança como serviços, mostrado como uma federação de usuários de cloud computing. A solução oferece para as empresas um dashboard com indicações como num cockpit, com relógios indicando os níveis de SLA, a latência, troughput e transação dos serviços.


Data Center virtual
O novo VDC-OS expande a infra-estrutura em três dimensões: a primeira chamada de Infra-estrutura vServices, que agrega servidores, storage e rede com as premissas de um pool de cloud computing, alocando nelas as aplicações de forma escalável. A segunda é chamada de Application vServices, que garante os níveis de disponibilidade, escalabilidade e segurança para todas as aplicações independente do sistema operacional, do framework de desenvolvimento ou da arquitetura que foi construída para rodá-las. A terceira é chamada de Cloud vServices que faz a ponte entre as duas premissas anteriores.


Segundo a empresa, ele é diferente de um sistema operacional tradicional otimizado para um único servidor, que suporta as aplicações e interfaces escritas para ele. "O VDC-OS é um sistema operacional para todos os servidores do data center e suporta totalmente a diversidade e qualquer aplicação escrita para qualquer sistema operacional, rodando as aplicações legadas de Windows, transformando a distribuição das aplicações para que eles rodem num mix de recursos do sistema operacional", diz o executivo.


Uma das dificuldades apontadas pelo CEO da VMWare, que chamou de "dilema do desktop" é a virtualização das máquinas dos usuários finais. Dentro dessa proposta, ele diz para o usuário o importante é a informação acessível em qualquer lugar e qualquer hora, independente do dispositivo, se um thin client, desktop, notebook ou smartphone. Para resolver essa questão, a empresa propõe o Virtual Data Identity, pelo qual o usuário tem acesso às suas informações disponíveis no conceito de cloud computing.


Thomas Bittman, vice-presidente de pesquisa do Gartner, concorda com essa tendência, pois para ele automação e tecnologias de virtualização estão mudando o centro de gravidade dos servidores físicos para sistemas operacionais de servidores, que junto com um sistema de infra-estrutura operacional expandem a capacidade computacional para servidores distribuídos.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario