Monday 20 April 2009

Anatel aprova regras para ponto-extra

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em 16 de abril de 2009, a proibição da cobrança do ponto-extra e do ponto-de-extensão de TV por assinatura. Dessa forma toda programação do ponto principal deverá ser disponibilizada, sem cobrança adicional na mensalidade, para pontos-extras e para pontos-de-extensão que estiverem instalados no mesmo endereço residencial, independentemente do plano de serviço contratado.

Estão autorizadas apenas cobranças pelos serviços de instalação e reparo da rede interna e dos conversores/decodificadores de sinal ou equipamentos similares. Esses valores poderão ser parcelados, mas deverão ser discrimindos na conta e não deverão ser superiores aos cobrados pelos mesmos serviços referentes ao ponto-principal.

A agência afirmou ainda que controlará aumentos abusivos, na prestação de serviços de TV por assinatura, que venham a ocorrer a fim de compensar a gratuidade do ponto-extra.

As operadoras, por sua vez, deverão se manifestar em breve através da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Anteriomente, as empresas haviam alegado que poderiam ter queda no faturamento com o fim da cobrança.

No Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura, publicado em junho, os artigos que proibiam a cobrança do ponto-extra tiveram seus efeitos suspensos pela Anatel. Em um período de dez meses a suspensão foi adiada por sete vezes.

Fontes: Anatel e Folha S. Paulo

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario