Thursday 16 April 2009

Como escolher o melhor serviço de backup online

Bastante sentido: ele dá segurança e conforto, pois você sabe que há alguém cuidando dos seus dados. Infelizmente, escolher um não é tão simples assim. Enquanto milhares desses serviços se focam em usuários individuais, apenas alguns serviços são desenvolvidos para lidar com as necessidades de micro e pequenas empresas.

Ao pesquisar um serviço de backup online, uma pequena empresa deve se atentar àqueles que não trabalham apenas com sistemas Windows e serviços que permitam fazer backup de múltiplos PCs e múltiplos usuários. Três desses serviços se destacam nesses quesitos: AmeriVault, IBackup e Mozy Pro.

Outros serviços, como o ElephantDrive Pro, Jungle Disk, Tilana e Zmanda, não limitam o espaço de armazenagem. E alguns, como o iStorage Professional Edition da Iomega, OnlineBackup Vault.com e Storage Guardian, suportam um número ilimitado de usuários.

Outras características a se considerar na hora da escolha são suporte a ligações telefônicas, a sistema operacional de servidores, suporte a rede mapeada e drive de rede e um controle administrativo baseado na web para que você gerencie todos os backups de seus empregados.

O Mozy Pro tem todas essas capacidades. E o Backup My Info oferece também suporte extensivo para uma grande variedade de SO de servidores, com suporte nativo para servidores SQL e Exchange.

Embora muitos dos serviços de backup online voltados aos consumidores finais tendem a ser pouco generosos com a quantidade de espaço oferecida para armazenagem, alguns serviços oferecem uma boa quantidade gratuita para usuários individuais.

A Microsoft, por exemplo, começou a oferecer 25GB de armazenagem gratuita para usuários do Windows com o seu serviço Live SkyDrive. Já o ADrive oferece impressionantes 50GB gratuitos.

Mas no geral os serviços tendem a oferecer 1GB ou menos, mas pelo menos você pode testá-los por um tempo para ver como funcionam e ter uma noção de suas limitações e uma ideia de quanto custaria para você por mês usar um serviço desses.

Você também deve se atentar a quanto tempo o serviço mantém seu arquivo de backup e se ele distingue diversas versões do mesmo arquivo salvo na pasta. Portanto, mais uma vez é válido ter uma primeira experiência com o serviço e analisar esses quesitos usando uma versão gratuita. Outro benefício de se fazer isso é poder checar os passos para recuperar um arquivo deletado acidentalmente.

Uma interessante variante de um tipo de serviço de backup online vem de uma empresa de Ohio, nos Estados Unidos, chamada 3X Systems. Seu processo de backup inclui uma ferramenta de hardware. Você cria seu backup inicial em sua LAN e então move a ferramenta para um local remoto – algo como seu link da rede banda larga ou para outro local – onde você realiza a maioria dos backups.

Este tipo de ação faz bastante sentido para pequenas ou médias empresas, pois o primeiro backup geralmente leva alguns dias, mesmo quando os dados estão sendo transferidos por uma conexão de internet consideravelmente rápida.

Fonte :  PC World / EUA

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario