Monday 27 April 2009

Supercomputador vai desafiar humanos em programa de auditório nos EUA

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Um dos próximos concorrentes no programa de auditório norte-americano "Jeopardy!" não tem diploma universitário, nem pensa em usar o prêmio para realizar seus sonhos.

O Blue Gene, supercomputador desenvolvido pela IBM, vai ser deslocado até Los Angeles (Califórnia, EUA) para enfrentar triviais concorrentes humanos.

O programa de TV testa o conhecimento geral dos participantes e vai desafiar a inteligência artificial da máquina.

"O grande objetivo é fazer com que os computadores sejam capazes de conversar como humanos, e ainda não chegamos lá", disse o pesquisador da IBM David Ferrucci ao "The New York Times".

Durante o programa, o computador não terá conexão à internet e vai ser obrigado a responder às questões com sua "bagagem intelectual" acumulada até lá. Ou seja: textos e arquivos processados e "indexados" na memória.

Os organizadores do desafio ainda não decidiram qual será o sexo do "personagem" assumido pelo computador no programa, mas estudam a possibilidade de representá-lo em um palco por um avatar. Os participantes humanos também ainda não foram definidos.

Segundo Harry Friedman, produtor do programa "Jeopardy!", os preparativos estão apenas começando.

 

Um dos próximos concorrentes no programa de auditório norte-americano "Jeopardy!" não tem diploma universitário, nem pensa em usar o prêmio para realizar seus sonhos.

O Blue Gene, supercomputador desenvolvido pela IBM, vai ser deslocado até Los Angeles (Califórnia, EUA) para enfrentar triviais concorrentes humanos.

O programa de TV testa o conhecimento geral dos participantes e vai desafiar a inteligência artificial da máquina.

"O grande objetivo é fazer com que os computadores sejam capazes de conversar como humanos, e ainda não chegamos lá", disse o pesquisador da IBM David Ferrucci ao "The New York Times".

Durante o programa, o computador não terá conexão à internet e vai ser obrigado a responder às questões com sua "bagagem intelectual" acumulada até lá. Ou seja: textos e arquivos processados e "indexados" na memória.

Os organizadores do desafio ainda não decidiram qual será o sexo do "personagem" assumido pelo computador no programa, mas estudam a possibilidade de representá-lo em um palco por um avatar. Os participantes humanos também ainda não foram definidos.

Segundo Harry Friedman, produtor do programa "Jeopardy!", os preparativos estão apenas começando.

Saturday 25 April 2009

Para cada notebook roubado, o prejuízo é de US$ 115 mil

Um notebook de funcionário roubado ou perdido pode dar um prejuízo de mais de US$ 115 mil à empresa, segundo uma pesquisa encomendada pela Intel.

O estudo, feito pelo Ponemon Institute, mostra que notebooks perdidos ou roubados em aeroportos custam às empresas uma média de US$ 49.246, ressaltando que não se trata só o valor do equipamento, mas dos dados armazenados nele.
O levantamento mostra que o custo aumenta proporcionalmente ao tempo que a máquina fica perdida.

Se o notebook é achado no mesmo dia, o custo é de US$ 8.950.

Mas se demorar mais de uma semana para ser recuperado, o prejuízo sobe para até US$115.849.
No Brasil, não existem dados de furtos compilados, mas nos EUA, segundo Ponemon Institute, a cada 50 segundos um laptop desaparece das vistas de seu dono nos aeroportos americanos. O que daria 1.728 notebooks por dia e o prejuízo chegaria a mais de US$ 198 milhões.

Para fazer este cálculo, o instituto de pesquisa analisou 138 casos de perda de notebooks e avaliou o valor gasto com reposição, detecção, perícia forense, vazamento de dados, perda de propriedade intelectual, consultoria legal e despesas regulatórias. A perda de dados representa 80% do custo do imprevisto.


De forma surpreendente, a pesquisa revelou que não é o computador do CEO que vale mais, mas sim o de um diretor ou gerente. O notebook de um executivo sênior custa à empresa US$ 28.449, enquanto o de um gerente ou diretor causa um prejuízo de US$ 60.781 e $61.040, respectivamente.


O uso de softwares de criptografia reduz significativamente o custo do roubo: enquanto uma máquina com HD não criptografado custa US$56.165, uma criptografada sai por US$ 37.443.

Fonte: Época Online

Friday 24 April 2009

Oi disponibiliza acesso a banda larga móvel

Na última quarta-feira, 22, a Oi passou a disponibilizar o serviço de banda larga móvel para a região metropolitana de São Paulo, além de cidades do interior e litoral paulista. São 48 cidades do Estado cobertas pela novidade.


A operadora já oferece aos clientes três opções de velocidade – 300 kbps, 600 kbps e 1Mbps, nos valores de R$ 59,90, R$ 79,90 e R$ 119,90, respectivamente.
Assim como faz com os celulares, a Oi poderá desbloquear seu modem de outras teles gratuitamente, além de vender os aparelhos nas lojas paulistas.


Os planos do Oi Velox possuem limites de tráfego de dados, de acordo com a operadora. O usuário que contratar a velocidade de 300 kbps terá uma franquia de 2GB. Já a velocidade de 600 kbps dão direito a 5 GB. E o plano de 1Mbps, o mais avançado, limita a 10 GB.

Fonte: Olhar Digital

Monday 20 April 2009

Anatel aprova regras para ponto-extra

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em 16 de abril de 2009, a proibição da cobrança do ponto-extra e do ponto-de-extensão de TV por assinatura. Dessa forma toda programação do ponto principal deverá ser disponibilizada, sem cobrança adicional na mensalidade, para pontos-extras e para pontos-de-extensão que estiverem instalados no mesmo endereço residencial, independentemente do plano de serviço contratado.

Estão autorizadas apenas cobranças pelos serviços de instalação e reparo da rede interna e dos conversores/decodificadores de sinal ou equipamentos similares. Esses valores poderão ser parcelados, mas deverão ser discrimindos na conta e não deverão ser superiores aos cobrados pelos mesmos serviços referentes ao ponto-principal.

A agência afirmou ainda que controlará aumentos abusivos, na prestação de serviços de TV por assinatura, que venham a ocorrer a fim de compensar a gratuidade do ponto-extra.

As operadoras, por sua vez, deverão se manifestar em breve através da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Anteriomente, as empresas haviam alegado que poderiam ter queda no faturamento com o fim da cobrança.

No Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura, publicado em junho, os artigos que proibiam a cobrança do ponto-extra tiveram seus efeitos suspensos pela Anatel. Em um período de dez meses a suspensão foi adiada por sete vezes.

Fontes: Anatel e Folha S. Paulo

Regulamento dos Direitos dos Assinantes

A Anatel publicou dia 03/12/07 o Regulamento dos Direitos dos Assinantes de TV por Assinatura. Ele entra em vigor dia 02/06/08 com os seguintes destaques:

  • A utilização de Ponto-Extra e de Ponto-de-Extensão, sem ônus, é direito do Assinante independentemente do Plano de Serviço contratado. A operadora pode cobrar apenas pelos serviços de instalação quando for solicitado pelo assinante. (A Anatel irá esclarecer este ítem)
  • O usuário passará a ter direito ao recebimento, em dobro e em dinheiro, das quantias pagas em decorrência de cobrança indevida feita pela prestadora.
  • Qualquer valor novo instituído pela operadora, diferente do acordado em contrato, deverá ser previamente informado ao assinante em data anterior à cobrança e aceito por ele.
  • O regulamento permite a contratação de serviços de terceiros para a execução de instalação e manutenção da rede interna.
  • Qualquer alteração no plano de serviços contratado deve ser informada no mínimo 30 dias antes de sua implementação. Caso o assinante não se interesse pela manutenção do serviço, poderá rescindir seu contrato, sem ônus.
  • O acesso telefônico ao centro de atendimento é gratuito para reclamações. Se não for reclamação, o valor máximo é o equivalente ao de uma ligação local.
  • O atendimento telefônico deve estar disponível diariamente das 9h às 21h.
  • Não suspensão de serviço prestado ao assinante sem sua solicitação, salvo por débito ou descumprimento de condições contratuais.
  • Em caso de interrupção do serviço superior a 30 minutos, deverá ser abatido o valor proporcional ao tempo no qual o assinante ficou sem serviço.
  • A prestadora deve dar tratamento às queixas, reclamações ou responder aos pedidos de informação dos assinantes no prazo máximo de cinco dias úteis ou 10 dia úteis para correspondência.
  • A fidelização pode ser permitida, mas os mesmos serviços, nas mesmas condições, devem ser oferecidos sem a obrigação de fidelidade ao usuário.
  • O preço do serviço, o índice e a periodicidade do reajuste devem ser previstos no contrato.
  • O documento de cobrança, que pode ser via eletrônica no caso de solicitação do usuário, deve trazer o protocolo das últimas cinco reclamações ou solicitações de serviços.
  • O usuário pode pedir a suspensão do serviço de 30 a 120 dias sem ônus uma única vez.

O regulamento entrará em validade 180 dias após sua publicação.

Friday 17 April 2009

Provedores de internet movem ação contra norma da Anatel

A Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Operadores de Comunicação de Dados Multimídia (Abramulti) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), por meio da qual contesta normas referentes à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo a associação, o Regulamento de Fiscalização e o Regimento Interno da agência reguladora, bem como a Lei 9.472/97 e a Lei 10.871/04, que tratam da organização dos serviços de telecomunicações, trazem regras que devem ser consideradas inconstitucionais. Sustenta que “os atos normativos atacados criam diferenciação inconstitucional que viola direitos não só das empresas associadas à autora, mas de todos aqueles que são submetidos à fiscalização e regularização pela Anatel”.


O argumento da Abramuti é que há ofensa aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal no âmbito administrativo, isso porque as regras questionadas permitem que a Anatel realize busca e apreensão de bens, sem a instauração do devido processo legal. Ela cita trechos dessas normas que dizem que a agência reguladora poderá promover a interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos, assim como apreensão de bens ou produtos e também interromper o funcionamento de estação de telecomunicações.


A Abramulti questiona a possibilidade de a Anatel “atuar arbitrariamente tomando medidas cautelares, apreensões de bens particulares no âmbito de sua competência administrativa”. Para a entidade, “é totalmente inconcebível” que a agência utilize dessas regras para agir de forma “arbitrária e em total desrespeito ao princípio do devido processo legal”.

Alega que “as medidas cautelares adotadas afrontam a garantia constitucional da ampla defesa, que é garantia a todos os cidadãos sem qualquer distinção” e que somente o juiz tem a permissão legal para decretar a busca e apreensão de pessoas. Segundo ela, quando a Anatel o faz, usa de prerrogativas exclusivas do Poder Judiciário na defesa de seus próprios interesses.
Com base nesses argumentos, pede liminar para suspender, até o julgamento final da Adin, os dispositivos questionados. O relator da ação é o ministro Celso de Mello.


Uma outra ação também tramita no STF contra a possibilidade de a Anatel realizar busca e apreensão de bens. A ação foi ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e tem como relator o ministro Ricardo Lewandowski.

Thursday 16 April 2009

Anatel proíbe cobrança de ponto extra na TV paga

Decisão só vale após a publicação no Diário Oficial.
Cobrança já havia sido proibida, mas liminar mantinha permissão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu nesta quinta-feira (16) proibir as TVs pagas de cobrar mensalidades pelo ponto extra. A proibição foi aprovada por três votos a dois pela agência -considerando o voto do conselheiro Pedro Jaime Ziller, que não está mais na Anatel, mas adiantou sua posição em reunião anterior. A decisão só começa a valer após a publicação no Diário Oficial, o que deve acontrecer na próxima semana.

A cobrança pelo ponto extra já havia sido proibida pela agência no ano passado, mas uma liminar da Justiça manteve a permissão para a cobrança até que a Anatel esclarecesse o teor dessa decisão.
Segundo o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, as operadoras de TV paga só poderão cobrar pela instalação do ponto extra, pelo aparelho que decodifica o sinal e por reparos neste aparelho. Ele destacou que a cobrança não pode acontecer na forma de mensalidade, mas sim “por evento.”


Sardenberg explicou que pode haver parcelamentos desses pagamentos, como o aluguel do aparelho ou mesmo a diluição em alguns meses do preço do reparo ou da instalação. “Pode-se chegar à situação de contribuição mensal para amortizar esses custos”, afirmou.
Ele disse que a agência irá fiscalizar caso encontre abusos na ação das operadoras, com tentativas de manter a cobrança de mensalidades pelo ponto extra. “A Anatel não fixa preços, mas acompanha a evolução dos temas e, em caso de abuso, a Anatel interferirá”, disse Sardenberg.


O presidente da Anatel disse não acreditar que haverá aumento nas mensalidades na TV paga. A agência enfatiza que os custos da empresa com a instalação e os reparos poderão ser cobrados pelas empresas, o que, na visão dos conselheiros, cobre as despesas das operadoras.

O G1 tentou falar com a assessoria de imprensa da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), mas não obteve sucesso. A reportagem deixou recado com a esposa do presidente da associação, Alexandre Annenberg, e na caixa postal da assessoria do órgão.

Como escolher o melhor serviço de backup online

Bastante sentido: ele dá segurança e conforto, pois você sabe que há alguém cuidando dos seus dados. Infelizmente, escolher um não é tão simples assim. Enquanto milhares desses serviços se focam em usuários individuais, apenas alguns serviços são desenvolvidos para lidar com as necessidades de micro e pequenas empresas.

Ao pesquisar um serviço de backup online, uma pequena empresa deve se atentar àqueles que não trabalham apenas com sistemas Windows e serviços que permitam fazer backup de múltiplos PCs e múltiplos usuários. Três desses serviços se destacam nesses quesitos: AmeriVault, IBackup e Mozy Pro.

Outros serviços, como o ElephantDrive Pro, Jungle Disk, Tilana e Zmanda, não limitam o espaço de armazenagem. E alguns, como o iStorage Professional Edition da Iomega, OnlineBackup Vault.com e Storage Guardian, suportam um número ilimitado de usuários.

Outras características a se considerar na hora da escolha são suporte a ligações telefônicas, a sistema operacional de servidores, suporte a rede mapeada e drive de rede e um controle administrativo baseado na web para que você gerencie todos os backups de seus empregados.

O Mozy Pro tem todas essas capacidades. E o Backup My Info oferece também suporte extensivo para uma grande variedade de SO de servidores, com suporte nativo para servidores SQL e Exchange.

Embora muitos dos serviços de backup online voltados aos consumidores finais tendem a ser pouco generosos com a quantidade de espaço oferecida para armazenagem, alguns serviços oferecem uma boa quantidade gratuita para usuários individuais.

A Microsoft, por exemplo, começou a oferecer 25GB de armazenagem gratuita para usuários do Windows com o seu serviço Live SkyDrive. Já o ADrive oferece impressionantes 50GB gratuitos.

Mas no geral os serviços tendem a oferecer 1GB ou menos, mas pelo menos você pode testá-los por um tempo para ver como funcionam e ter uma noção de suas limitações e uma ideia de quanto custaria para você por mês usar um serviço desses.

Você também deve se atentar a quanto tempo o serviço mantém seu arquivo de backup e se ele distingue diversas versões do mesmo arquivo salvo na pasta. Portanto, mais uma vez é válido ter uma primeira experiência com o serviço e analisar esses quesitos usando uma versão gratuita. Outro benefício de se fazer isso é poder checar os passos para recuperar um arquivo deletado acidentalmente.

Uma interessante variante de um tipo de serviço de backup online vem de uma empresa de Ohio, nos Estados Unidos, chamada 3X Systems. Seu processo de backup inclui uma ferramenta de hardware. Você cria seu backup inicial em sua LAN e então move a ferramenta para um local remoto – algo como seu link da rede banda larga ou para outro local – onde você realiza a maioria dos backups.

Este tipo de ação faz bastante sentido para pequenas ou médias empresas, pois o primeiro backup geralmente leva alguns dias, mesmo quando os dados estão sendo transferidos por uma conexão de internet consideravelmente rápida.

Fonte :  PC World / EUA

Wednesday 15 April 2009

Problema técnico tirou Globo.com do ar

Um problema técnico deixou o portal Globo.com fora do ar na manhã desta terça-feira (14), impedindo o acesso aos sites G1, Globoesporte.com, Ego, Rede Globo, O Globo, entre outros.
A falha começou às 10h05. Por volta das 10h40, o serviço começou a ser normalizado e, por volta das 15h15, todas as páginas já haviam voltado ao normal.


Segundo a concessionária Light, houve uma queda no fornecimento de energia elétrica no Centro do Rio de Janeiro, entre 9h51 e 9h59.
A falta de luz atingiu a sede da Embratel, onde ficam os servidores da Globo.com.
Em nota, a Embratel informou: "Nesta terça-feira, 14 de abril, uma queda de energia da concessionária local da cidade do Rio de Janeiro ocasionou uma queda momentânea nos sistemas atendidos por aquela região. Os geradores da empresa agiram e a rede voltou a funcionar normalmente".


Segundo Marco Lúcio Figueiredo Moreira, gerente de tecnologia da Globo.com, o data center (sala que reúne os computadores da Globo.com) ficou sem energia entre 10h05 e 10h30. Moreira diz que houve falha nos sistemas elétricos de emergência do prédio da Embratel. Segundo ele, às 12h55, um dos no-breaks ainda não estava funcionando.

Questionada pelo G1, a Embratel informou que não confirma a falha.


Segundo a assessoria da Light houve uma interrupção de energia provocada pelo acionamento de um equipamento de proteção para segurança. A Light informou que ainda investiga a causa da interrupção.

Fonte: G1

Redes Wireless

Sempre que eu posso costumo dar algumas dicas importantes para instalação e configuração de Redes sem Fio ( Wireless Networks).

Um link muito útil é esse : d-link ,a d-link disponibiliza pela internet todas as suas apresentações e mostra em PDF os principais lançamentos da D-Link , além de ajudar tanto o usuário comum a fazer uma instalação e configuração de uma rede sem fio.

Algumas dicas muito importantes também estão disponilizadas nessas apresentações.

Vale a pena acessar o link.

Tuesday 14 April 2009

Deputados querem saber por que Anatel não homologa WiMAX

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 14, audiência pública para discutir o processo de homologação dos certificados de MMDS (serviço de transmissão sem fio por meio de microondas).
A audiência foi proposta pelo deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a homologação desses certificados.

O deputado explicou que o MMDS, impulsionado pela digitalização e pelo desenvolvimento tecnológico de equipamentos, agora tem a possibilidade de se tornar um serviço competitivo diante de outros serviços de TV por assinatura. O uso dos serviços de MMDS beneficia os usuários, que poderão dispor de novos e melhores serviços, inclusive TV por assinatura, internet em banda larga e telefonia.

Atualmente, entretanto, os equipamentos necessários para o fornecimento de WiMAX na faixa do MMDS (faixa de 2,5 GHz) levam um tempo muito longo para sua certificação. Segundo o deputado, consta também que a Anatel determinou a mudança nas regras de certificação pertinentes, “pois entendeu, aparentemente, que as regras vigentes não se aplicariam ao WiMAX. Ou seja, quando os interessados demandaram a agência para certificação e homologação de equipamentos de WiMAX na faixa de 2,5 GHz, a Anatel pediu que aguardassem, pois não queria aplicar as mesmas regras vigentes”.


Bornhausen afirma que, após a edição das regras concernentes ao WiMAX, foram realizados testes, os equipamentos foram certificados e ainda assim a Anatel não homologa os equipamentos “em flagrante desrespeito aos interesses do consumidor e a segurança das regras institucionais do mercado de telecomunicações”. “

Segundo recente divulgação da imprensa o gerente geral de Certificações Engenharia do Espectro da Anatel, teria declarado que as homologações e certificações dos equipamentos para WiMAX em 2,5GHz estariam suspensas.”

Fonte:  Agência Câmara.

Friday 10 April 2009

Anatel investiga falhas em serviços da Telefônica, Vivo e TIM

O órgão regulador investiga problemas nos serviços de banda larga da Telefônica no Estado de São Paulo, uma falha em equipamento da Vivo, em Belo Horizonte (MG), e outra ocorrência com equipamento da TIM, que teria afetado várias regiões do país.

Entenda como são os ataques que derrubam serviços de internet
A agência explica, em comunicado à imprensa, que as operadoras já foram notificadas e, "caso comprovadas as responsabilidades, haverá a exigência de ressarcimento dos danos causados aos consumidores prejudicados pelas falhas".
No caso do serviço Speedy da Telefônica, o atendimento aos usuários sofreu quedas de qualidade entre os dias 6 e 9 de abril, segundo a Anatel. "A falha do serviço de comunicação multimídia da Telesp, causada aparentemente por sobrecarga anormal, afetou todos os cerca de 4 milhões de usuários do Speedy", diz a agência.

Na noite desta quinta (9), a Telefônica reforçava comunicado anterior, informando que os serviços estavam estabilizados. Por volta das 21h, usuários no Twitter já "comemoravam" o retorno do serviço.
Em nota anterior, a própria Telefônica informava que "parte da infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da Internet aos seus clientes".
A operadora disse que está comunicando formalmente os fatos às autoridades para investigar a autoria e motivação das ações e "tomar as medidas que forem cabíveis".

Vivo e TIM

No caso da Vivo, a agência apura um problema ocorrido nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG). De acordo com a Anatel, uma falha no PTS (elemento de rede responsável pela sinalização de tráfego) da Vivo prejudicou a prestação do serviço de 1,8 milhão dos 45 milhões de usuários da companhia.
A falha detectada na rede da TIM foi anterior aos problemas de Vivo e Telefônica. A agência investiga uma anormalidade de hardware no dia 27 de março que gerou indisponibilidade nos sinais de voz, mensagens de texto e mensagens multimídia para usuários no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo os cálculos da Anatel, o número de usuários afetados é de aproximadamente 1,6 milhão, de um total de 36 milhões de usuários da TIM. 
Leia mais notícias de Tecnologia

Fonte: Portal G1

Thursday 9 April 2009

Entidade quer desoneração da banda larga móvel

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) apresentará até maio ao governo federal uma proposta de desoneração tributária da internet de banda larga móvel. Segundo o presidente da entidade, Antônio Carlos Valente, a medida “não pode ser considerada renúncia de receita porque, em função da pouca penetração do serviço, tal receita ainda não existe significativamente”.


Para o presidente da Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido (abusar), Horácio Belforte, o argumento do presidente da Telebrasil, de que a proposta de desoneração não provocará redução na arrecadação do governo, é questionável porque não leva em consideração a possibilidade de migração de serviços.


“É claro que haverá perda de receita para o governo porque haverá migração dos usuários da banda larga fixa, que pagam tributos, para a banda larga móvel”, disse à Agência Brasil o presidente da Abusar, Horácio Belforte.


Em 2008, as empresas de telecomunicações arrecadaram R$ 41,1 bilhões em tributos, o equivalente a 42,7% da receita operacional líquida do setor, de R$ 96,2 bilhões.

As informações são da Agência Brasil.

Wednesday 8 April 2009

Evento mostra as diferenças das plataformas de SaaS

Até 2012, o mercado mundial de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) movimentará cerca de US$ 14,6 bilhões, mais do que o dobro de 2008, segundo estudo divulgado pelo Gartner. O instituto de pesquisas aponta que as soluções de SaaS estão com a demanda aquecida, gerando grande interesse por esse tipo de plataforma de software e com a entrada de novos fornecedores que oferecem maior variedade de soluções, confirmando a tendências de adoção pelas empresas usuárias.


As principais plataformas de tecnologia, Microsoft, IBM, Oracle, Google e Salesforce.com serão apresentadas pela primeira vez num único evento no Brasil: o Software Innovation 2009, que acontece dias 6 e 7 de maio próximo na Amcham, em São Paulo, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
Nos dois dias do evento serão apresentadas palestras e painéis de discussão, tendências, modelo de negócios, aplicações de diversos segmentos de mercado. Dessa forma, os participantes poderão avaliar as diferenças de cada plataforma e as melhores aplicações para cada área de atividade.


Os palestrantes já confirmados são:


*Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM
*Renato Romeo, sócio fundador da SaleSolution
*Anna Zappa, diretora de marketing da Plusoft
*David Dias, líder da iniciativa de SaaS da IBM na América Latina


*João Alfredo Andrade Pimentel, diretor da CorpFlex
*Waldir Arevolo, consultor sênior da TGT
*Weber Canova, vice-presidente de tecnologia e gestão de qualidade da Totvs
*William Oliveira, diretor de vendas de Oracle On Demand no Brasil
*Richard D. Chaves, gerente de novas tecnologias da Microsoft Brasil
* Delmar F. Assis, da Informática


Inscrições e informações pelo site www.convergecom.com.br/eventos

Monday 6 April 2009

Prorroga mais uma vez a suspensão de artigos do Regulamento de TV por assinatura

Conselho Diretor prorroga mais uma vez a suspensão de artigos do Regulamento de TV por assinatura:

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou por outros 30 dias, contados a partir de 30 de março de 2009, o prazo o prazo de suspensão da eficácia dos artigos 29, 30 e 32 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura, aprovado pela Resolução 488, de 3 de dezembro de 2007.

A decisão foi tomada por meio do Circuito Deliberativo 1.763, de 27 de março de 2009, e publicada no Diário Oficial de 30/03, com a Resolução 526, de 27 de março de 2009.

A suspensão anterior se deu a partir do dia 28 de fevereiro de 2009, por um período de 30 dias.

Outras suspensões ocorreram, em 27 de novembro de 2008 (por 90 dias), 1º de outubro (por 30 dias) e 31 de julho (por 60 dias).

A eficácia destes artigos está suspensa desde 02 de Junho 2008, na época foi estabelecido um prazo de 60 dias.

Os demais dispositivos do Regulamento permanecem eficazes.

Justiça decide manter cobrança do ponto extra da TV paga

O juiz da 14a Vara Federal, Roberto Luís Luchi Demo, concedeu no dia 25 de Junho de 2008 liminar à ABTA permitindo a cobrança do ponto extra até decisão definitiva da Anatel sobre ponto adicional.

ABTA recorre à Justiça.

Em 02 de Junho 2008, a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), para manter a cobrança do ponto adicional, entrou com uma ação cautelar na Justiça Federal de Brasília contra a Anatel.

Fonte : (www.teleco.com.br)

Obs: Como sempre mais uma vez o consumidor é lesado , e a Justiça que é para defender o pobre e honesto consumidor decide a Favor das Operadoras de Tv por Assinatura. Além de manter os preços mais altos que os praticados nos EUA e na Europa.

A oferta de Tv à Cabo é praticamente nula , mantendo o Monopólio da Net.

O consumidor fica sem muita opção, de prestadoras de serviço de Tv à Cabo.

Imagina o dia que existir a portabilidade para Tv por assinatura?

Thursday 2 April 2009

Operadora já faz testes com 4G

A terceira geração de celulares ainda experimenta seus primeiros passos no Brasil. Operadoras já trabalham com pacotes que oferecem acesso móvel e rápido à internet e aproveitam a facilidade para bombardear o consumidor com conteúdo diversificado. Mas enquanto os olhares se concentram nesta fase inicial, empresas preparam a sucessora 4G, que nascerá mais poderosa ainda.

Nesta quarta-feira, 1º, a Telefonica realizou, no Centro de Demonstrações da empresa em Madri, os primeiros testes públicos com a tecnologia de quarta geração LTE (Long Term Evolution). Segundo a operadora, o objetivo é começar a especificar as futuras necessidades técnicas para implementar a LTE. Experiências em laboratório mostraram que é possível baixar dados a mais de 326 Mbps e fazer o upload a 86 Mbps, disse a Telefônica.

Até que o 4G esteja pronto para o lançamento comercial, a Telefonica pretende oferecer aos usuários da sua rede 3G, que já cobre 90% da área de atuação da empresa na Espanha, maiores velocidades usando a tecnologia HSPA +.

Com o HSPA +, o download de dados chegará a até 21 Mbps e o upload a 5 Mbps. Com a chegada de novos aparelhos e funções, o HSPA + poderá oferecer velocidade de até 84 Mbps, segundo a operadora.

A Telefonica pretende começar a implementar a tecnologia até o meio deste ano, oferecendo inicialmente cartões de dados.

O que é a 4G

Também conhecida por ser a Super 3G, chamada de LTE (Long Term Evolution), a nova versão oferece acesso à internet com velocidades muito superiores do que a atual (até 50 vezes mais rápido).

A taxa de transmissão mínima na nova era será de 100 Megabits por segundo (Mbps), representada pela comunicação de dois celulares em dois pontos diferentes se comunicando, ou por um celular e um servidor em alta velocidade.

A tal taxa permite ao usuário baixar um filme longa metragem com resolução de DVD em cerca de cinco minutos. Trata-se da convergência pois a 4G proporciona multi-tarefas e permite ao usuário acompanhar TV digital de alta definição, baixar músicas ou fazer videoconferência, tudo ao mesmo tempo pelo celular.

A China foi pioneira nos testes da nova geração, que tiveram início em janeiro de 2007. Entretanto, ainda há padrões e certificações a serem definidos a fim de acomodar interesses de vários lados da questão.

Outros países também já se adiantam à nova tecnologia. Saiba mais AQUI.

Risco: 33% dos internautas usam sempre a mesma senha na internet

Um terço dos internautas no mundo admitiu usar apenas uma senha para todas as suas transações online
FONTE – PCWORLD


Segundo a Sophos, "é preocupante que poucos usuários tenham entendido os riscos de usar senhas fracas e repetidas" na web.
Um terço dos internautas no mundo admitiu usar apenas uma senha para todas as suas transações online, informou nesta quarta-feira a Sophos, empresa especializada em segurança digital e que fez um estudo para avaliar como as pessoas usam suas senhas.


Segundo a Sophos, as pessoas não estão se preocupando muito com a segurança online: há três anos, 41% dos entrevistados para uma pesquisa semelhante disseram usar a mesma senha na web. Ou seja, alguma coisa mudou de lá para cá, mas não muito.
O estudo, no entanto, é bem mais otimista do que um publicado pelo Gartner recentemente, que afirma que dois terços dos internautas norte-americanos usam a mesma senha em suas atividades na web.

"É preocupante que, em três anos, poucos usuários de computador tenham entendido os riscos de usar senhas fracas e repetidas para cada site visitado", disse Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos. "Com as redes sociais e outras contas de internet ficando cada vez mais populares, vários hackers se aproveitam para capturar a senha de acesso ao Facebook e, de quebra, descobrir a senha do banco do internauta", disse Cluley.

Segundo o especialista, é fácil criar uma senha difícil de ser adivinhada. Ele recomenda que em fez de palavras simples, as pessoas usem frases - ou as palavras iniciais de cada palavra da sentença - e misturem números ao texto. "Isso deve trazer paz de espírito aos usuários", disse.

Rede social para espiões é criada nos EUA

Uma nova rede social será lançada oficialmente nos Estados Unidos no dia 22 de setembro. Diferente de outros sites de relacionamento online, a A-Space será fechada e reunirá os membros de dezesseis agências de inteligência do país.

» Espiões treinam táticas com jogo
» Rede social 'se estenderá por toda a web'
» Rede social para hackers é lançada
» Fórum: opine sobre a rede para espiões

Segundo o site Tech.Blorge, a rede para espiões está em testes há alguns meses e, quando lançada, unirá cada um dos analistas dessas agências. O especialista Michael Wertheimer afirmou que a rede tem um pouco de Facebook e YouTube, mas que vai muito além.

A idéia é que a rede seja uma chance de compartilhar informações de modo nunca feito entre espiões antes, ajudando na proteção do país contra ameaças à segurança nacional. Logicamente, as informações ali inseridas serão mantidas sob completa confidencialidade e serão acessíveis apenas de forma restrita.

Para proteger as informações de possíveis invasores o serviço usará um sistema semelhante ao empregado por firmas de cartão de crédito, que bloqueia o número caso um uso muito diferente seja notado, noticiou o site CNet.