O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje a homologação do leilão da última faixa de frequência disponível da terceira geração de telefonia móvel, chamada de banda H. O leilão, realizado em dezembro de 2010, não teve o resultado homologado em razão dos recursos apresentados contra legitimidade do processo licitatório.
A principal operadora beneficiada pela licitação foi a Nextel que arrematou 11 dos 13 lotes de frequências 3G. A empresa foi beneficiada pela regra do leilão. O edital concedeu preferência de compra às empresas sem frequências nesta modalidade de serviço para viabilizar a entrada do quinto competidor nacional, além da Vivo, Claro, Tim e Oi.
A decisão do conselho prevê ainda a homologação dos resultados do leilão de sobras de frequências da segunda geração da telefonia móvel (2G), que ocorreu no mesmo período. Neste caso, a Vivo arrematou o maior número de lotes - 23 dos 47.
As faixas da banda H e das sobras de frequência licitadas no fim do ano passado foram vendidas pela Anatel pelo montante de R$ 2,7 bilhões, que correspondeu ao ágio médio de 30,59% em relação ao preço mínimo de R$ 2 bilhões.
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario