Thursday 29 November 2012

BYOD já é realidade para 50% dos profissionais brasileiros

Metade dos profissionais brasileiros já trazem seus próprios dispositivos para uso no ambiente de trabalho, de acordo com estudo encomendado à consultoria TNS pela Dell e a Intel.

A pesquisa, feita com 8.360 profissionais e 29 líderes de organizações em 11 países, mapeou as mudanças provocadas pelo uso de laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis pessoais nos locais de trabalho no seu dia-a-dia, fenômeno conhecido como BYOD (sigla em inglês para “traga seu próprio dispositivo”). No Brasil foram consultados 1.024 profissionais.

De acordo com o levantamento, os profissionais dos setores de engenharia e de varejo, com 64% e 59%, respectivamente, são os que mais trazem seus próprios dispositivos para o trabalho. No geral, 75% dos profissionais consultados no Brasil disseram que esperam que essa prática seja permitida nas empresas. Por outro lado, um índice de 74% de profissionais no Brasil informaram que suas empresas já permitem a utilização de dispositivos de uso pessoal, percentual que aumenta entre profissionais de pequenas e médias empresas (79%).

Apesar disso, 43% dos líderes das organizações demonstraram preocupação com os riscos à segurança dos dados e à propriedade intelectual que essa flexibilização no uso de dispositivos profissionais pode gerar. No setor financeiro a preocupação é ainda maior, com o índice de 61%.

O estudo conclui que autonomia na escolha da tecnologia aumenta a produtividade, mas, em algumas circunstâncias, as organizações precisam criar parâmetros objetivos para limitar esse poder de escolha dos funcionários, no sentido de garantir que essa liberdade gere ganhos efetivos e otimize os resultados. O fato é que as organizações estão divididas em relação aos riscos e benefícios gerados pelo fenômeno BYOD.


No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario