Sunday 18 January 2009

Brasil fecha 2008 com 24,5 milhões de usuários residênciais de internet

O Brasil encerrou dezembro com 24,5 milhões de usuários residênciais ativos de internet, aumento de 14,7% em relação ao mesmo mês de 2007 e de 0,5% na comparação com novembro, segundo o Ibope/NetRatings.

O número de internautas em residências dobrou em três anos, sendo que o resultado do último mês de 2008 foi 69% superior a dezembro de 2006 e 100% maior do que dezembro de 2005, quando havia pouco mais de 12,2 milhões de internautas ativos em domicílios.

"O crescimento de 0,5% do número de usuários ativos em dezembro surpreendeu positivamente, já que historicamente é comum haver neste mês uma redução em relação a novembro", afirmou o analista de mídia do Ibope/NetRatings, José Calazans.

O total de pessoas que moram em residências que possuem computador com internet foi de 38,2 milhões no quarto trimestre. No trimestre anterior, considerando todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan houses, bibliotecas, telecentros), o número de pessoas com 16 anos ou mais de idade com acesso foi de 43,1 milhões.

Em dezembro, o tempo de navegação do internauta residencial brasileiro foi de 22 horas e 50 minutos, 4% menos que no mês de novembro e 0,7% inferior a dezembro de 2007.

Com isso, o Brasil, até então líder do ranking, caiu para a terceira posição. O país foi superado pela França, que ocupou a primeira posição entre os países avaliados com a mesma metodologia, com 23 horas e 39 minutos. Em segundo lugar apareceu a Alemanha, que totalizou 23 horas e 3 minutos de navegação por pessoa em residências.

"Nesse momento, há um forte crescimento na Europa do uso de sites de redes sociais, que são as páginas em que os internautas navegam por mais tempo. Esse intenso uso de sites de comunidades que começou recentemente em outros países já existe no Brasil desde 2005", disse Calazans.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario