Wednesday 7 January 2009

SP e Rio têm mais de 25% dos assinantes de banda larga

No fim do terceiro trimestre de 2008, o número de assinantes de serviços de banda larga chegou ao total de 11,5 milhões, independente da tecnologia de acesso utilizada. Quase metade desse total, 5,7 milhões, está concentrada nas vinte maiores cidades brasileiras, sendo que só o eixo Rio-São Paulo contabiliza 3 milhões desses acessos, ou seja, mais que 25% do total.


A informação faz parte do levantamento feito pelo Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009, editado pela Teletime, da Converge Comunicações, e que já está em circulação. A publicação, com 216 páginas, traz o mapeamento e levantamento estatístico de toda a infraestrutura de telecomunicações do país, tais como telefonia fixa, celular, banda larga, TV por assinatura, satélites, redes metropolitanas e backbones.

Além dos dados de mercado, inclui ainda análises setoriais no Brasil e América Latina, mapas e gráficos com a distribuição dos serviços e tecnologias, além de dados de mercado das operadoras fixas e móveis.


O Atlas revela também que em 2008, 91,7% da população brasileira estava em municípios onde há serviço de telefonia móvel. Ao longo de 2009 e 2010, cerca de 1,7 mil cidades que hoje não têm nenhuma cobertura ainda deverão ser atendidas pelas redes de telefonia celular por conta da política de expansão criada pela Anatel através dos editais de 3G. Em 2010, todos os municípios devem estar cobertos.


Outro destaque do mercado de telefonia móvel em 2008 foi a marca de mais de 355 municípios atendidos por redes HSPA (3G). Parece um número baixo, mas esses municípios representam, segundo levantamento do Atlas Brasileiro de Telecomunicações, 67% do potencial de consumo do Brasil (IPC), 100,8 milhões de habitantes, 28,7 milhões de domicílios, sendo 11 milhões de domicílios das classes A/B (ou 73% do total).

Além disso, a cobertura por redes de dados EDGE chegou à totalidade dos municípios em que hoje existe telefonia celular.
O Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009 pode ser obtido pelo telefone (11) 3138-4621 ou pelo e-mail assine@convergecom.com.br

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario