Thursday 22 January 2009

Ministério Público Federal processa 34 por fraudes na Caixa Econômica Federal

Rio - O Ministério Público Federal (MPF) processou duas empregadas públicas da Caixa Econômica Federal mais outras 32 pessoas por fraudes cometidas contra a estatal. O rombo provocado pelo grupo é de R$ 680 mil.


Os funcionários são acusados de efetuar saques em diversas contas alheias, abrir contas com documentação falsa e levantar FGTS indevidamente. O procurador da República Edson Abdon Filho detalhou que todas as irregularidades foram cometidas em 26 contas movimentadas com documentação adulterada e informações falsas. Também foram feitas liberações indevidas de saldos das contas de FGTS pelas gerentes e concessões de créditos irregulares em pelo menos 14 casos.


Os 32 réus do processo eram favorecidos pelas fraudes com a ajuda das duas empregadas públicas. O esquema foi descoberto depois que uma cliente reclamou que havia saques não autorizados em sua conta. Após a reclamação, a Caixa Econômica Federal instaurou sindicância. O procurador da República Edson Abdon Filho, disse que os réus também concederam créditos a contas fraudulentas e transferiram saldos de contas inativas ou sem identificação.

“É evidente que eles praticaram esses atos para lhes prover enriquecimento ilícito em detrimento do patrimônio público”, afirma Abdon. “O rombo nos cofres públicos é da ordem de mais de R$ 680 mil, e, só não foi maior, em face de bloqueios judiciais requeridos pela própria Caixa Econômica Federal e deferidos pela Justiça Federal”, completa.


Além desta ação, o Ministério Público Federal informou que existe um inquérito policial instaurado contra todos os envolvidos, com objetivo de apurar a participação criminosa da quadrilha nas fraudes cometidas contra a instituição financeira.

Fonte: Jornal O Dia

Obs: As fraudes no sistema financeiro sempre existiram, só que agora isso tudo vem a público.

Será que o investidor se sente seguro?

O Governo Federal e a prória Polícia Federal devem atuar mais no combate a Fraude Financeira.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario