Friday 14 August 2009

O grande computador universal

Onde ficam as mensagens do Gmail, os vídeos do YouTube, as fotos do Flickr? Nas nuvens. Computação nas Nuvens (ou Cloud Computing) é como os especialistas chamam esse terreno sem lugar físico determinado com poder de processamento e armazenamento que acessamos pela Internet. Para alguns, esse grande computador universal é a própria Internet, para outros, seu futuro próximo, em que a informação estará no ar, acessível por um vasta gama de dispositivos inteligentes. O fato é que já estamos na nuvem, e provavelmente seremos cada vez mais dependentes dela.

Processadores cada vez menores e mais poderosos, banda larga e novos programas para a vida online tornaram a nuvem possível e quase onipresente. Além dos data centers, lugares especialmente projetados para receber vários servidores ligados à Internet e hospedar sites e serviços, e da virtualização, tecnologia que permite distribuir realocar os recursos dessas máquinas (poder de processamento e memória) conforme as necessidades. Para as empresas, há menos custos e mais mobilidade.

No começo da Internet, para uma empresa ter um e-mail era preciso comprar o servidor, contratar analistas para configurar e manter o serviço. Hoje contrata-se uma empresa de cloud computing para fornecer o serviço e paga-se uma taxa mensal pelo espaço armazenado”, explica Fabiano Takahashi, diretor para storage e servidores da HP.


Por implicar custos menores, essa estrutura de computação em nuvem permite que projetos ganhem vida online com poucos recursos.

Para o consumidor, as principais vantagens são mobilidade, ou seja, poder acessar um serviço de qualquer dispositivo conectado, e a variedade de opções. “A ideia é que ele não fique preso a uma infraestrutura física, mas que se conecte a uma nuvem e consiga os serviços, independente de quem seja o fornecedor e de onde ele esteja”, explica Antonio Rivera, engenheiro de aplicações da Intel.

Ou seja, se não gostar, acesse outro, exatamente como todo internauta faz hoje.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario