A Polícia Federal firmou acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para receber informações sobre fraudes eletrônicas nos serviços bancários. Conforme os termos do acerto, o banco de dados sobre violações virtuais criado pela PF em fevereiro deste ano para solucionar casos relacionados à Caixa Econômica Federal vai funcionar como uma extensão para os bancos informarem sobre os delitos.
O alvo são as clonagens de cartões de crédito e débito e golpes no internet banking.
Segundo o delegado da PF Carlos Eduardo Sobral, com o fornecimento de informações dos bancos, poderão ser abertos menos inquéritos com mais detalhes sobre os crimes, aumentando a possibilidade de se encontrar os responsáveis pelos delitos.
Sobral conta que depois que o acordo foi fechado com a Caixa, em fevereiro, o número de ocorrências caiu de 48 mil para 150 por ano.
O delegado explicou que a maioria dos crimes virtuais contra bancos é cometida pelas mesmas quadrilhas, mas a falta de um sistema inteligente que pudesse cruzar dados impossibilitava uma boa apuração dessas informações.
Como resultado, Sobral explica que os dados ficavam perdidos nos milhares de inquéritos abertos diariamente, e como os bancos não forneciam informações sobre as fraudes, era impossível chegar aos culpados.
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario