Wednesday 2 June 2010

Ser apenas provedor de banda não é bom para operadoras, diz Huawei

Huawei Technologies, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, avalia que existem quatro áreas estratégicas nas quais as operadoras de telecomunicações têm maiores possibilidades de desenvolver negócios nos próximos anos. Com base em um estudo realizado pela própria empresa, ela detectou que as áreas são a banda larga móvel, machine-to-machine, cloud computing e home networking.


Segundo Ron Raffensperger, diretor de core networks marketing e porta-voz da empresa, essas são as áreas em que as teles poderão desenvolver aplicações e serviços. "Definitivamente, serem apenas provedoras de banda não é um bom negócio para as operadoras", diz.

De acordo com o executivo, o desenvolvimento dessas áreas é fundamental para permitir que as pressões de custo e por maiores demandas de banda sejam compensadas por mais receitas. "Essas são áreas em que as operadoras ainda podem obter receitas novas."

Raffensperger ressalta que as operadoras precisam encontrar maneiras de conseguir trazer receitas também da ponta do conteúdo, e que isso virá da adição de valor à rede. "Dá para fazer isso respeitando os limites de neutralidade de rede."


Apesar de reforçar a necessidade das teles buscarem novas fontes de receita para compensar a necessidade crescente de investimentos, a empresa se exime de advogar por uma ou outra tecnologia. "A única coisa comum a todas as tecnologias e plataformas que desenvolvemos é que por trás de tudo está o IP", diz Raffensperger.

Home networking


Em algumas áreas, a empresa mostra forte presença de mercado, como em tecnologias móveis, banda larga fixa e redes óticas (tanto core quanto acesso). Em outras áreas, contudo, a Huawei diz que ainda precisa ganhar espaço. É o caso das tecnologias de home networking.

Segundo Ross Gan, head de comunicações corporativas da empresa, esta é uma área em que a Huawei ainda tem muito espaço para avançar e que será fundamental para as operadoras. "Por isso temos uma área voltada especificamente para o desenvolvimento de dispositivos e aplicações".

Uma das iniciativas nessa área envolve o desenvolvimento de set-top boxes IPTV, que a Huawei já tem implementados em mais de 20 operações comerciais, que atendem a mais de 6 milhões de clientes, segundo dados da empresa.

Aplicações como home gateways, femtocells e modems ADSL e 3G que permitem a conexão de vários dispositivos simultaneamente por meio de redes WiFi, também são uma aposta importante da Huawei nesse sentido.


Com a necessidade de integração de vários serviços, a Huawei vem reforçando para as operadoras a necessidade de ampliar o core IMS em suas redes.

Além disso, Duke Fu, diretor de marketing de redes de acesso óticas, diz que uma das apostas da empresa está na plataforma SingleFAN (Fixed Access Networks), que permite a integração de várias redes para ultrabanda larga tais como xDSL, PON e NGPON.

A divisão de acesso da Huawei estima que já tenha 1,49 milhão de acessos GPON, 1,38 milhão de acessos EPON e 134 milhões de portas DSL instaladas.

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