Monday, 14 February 2011

4 dicas para aproveitar melhor o Jornalismo Mobile

O Jornalismo Mobile cresce vertiginosamente. Nada mais natural que as novas tecnologias corroborem para que o trabalho do jornalista fique ainda mais dinâmico e com um poder de verificação de fatos ainda mais eficiente. Se adentrarmos na seara hiperlocal, transformamos o jornalista num eterno “vigilante” da notícia, aquele que está sempre pronto para que algo aconteça e que seus leitores sempre usufruam da melhor informação.

Aliás, com os novos aparelhos celulares e a potencial horizontalização de conteúdo, diversas vezes alardeada e discutida aqui, o jornalista enfrenta agora mais um novo desafio: Ser não só mais um agente que reporta informação, mas também, um agente SEO de conteúdo para o seu leitor, possibilitando que este tire o máximo proveito da informação e partilhe com ele além das ferramentas, novas formas de produção jornalística.

Defendo aqui um Jornalismo PARTICIPATIVO, aquele em que o cidadão comúm pode participar de maneira a agregar conteúdo à informação jornalística respeitando critérios conhecidos da prática jornalística. O COLABORATIVO, a meu ver, falha por vezes, adotar outros princípios que podem desnortear a produção da matéria e produzir um conteúdo muito miais subjetivo e, possivelmente, não seguindo certas exigências da escrita jornalística. Não acho errado o crescimento do jornalismo colaborativo, apenas acredito que o cuidado com a informação deva ser uma preocupação de todos, não somente dos jornalistas.

Abaixo cito 04 dicas interessantes para a prática do Jornalismo Mobile:

Preste atenção ao que acontece no seu bairro

O crescimento do jornalismo hiperlocal é favorecido principalmente por conta das plataformas mobile.

Abandone a prolixidade

(Essa é um desafio até pra mim) linguagens altamente alegóricas não funcionam nesse tipo de jornalismo. O poder de concisão do jornalista é posto à prova por aqui.

Transforme o cidadão comum num parceiro

É um mito achar que hoje em dia, o Jornalismo Verticalizado tem vez. Cada vez mais observamos o avanço da construção de conteúdo dos diversos lados. Seu leitor é seu maior amigo (e inimigo também).

Operador Multi-tarefa

Convergencia de conteúdo, de meios.. O jornalismo Mobile é a constatação real de que o produtor de conteúdo vive e respira a convergência tecnológica

Fonte : http://www.webdialogos.com/

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario