Monday 22 March 2010

Dicas simples para não ter seus eletrônicos fritados por tempestades de raios

Tempestades elétricas proporcionam belos espetáculos mas, além de matar, podem danificar equipamentos eletrônicos. Para proteger vidas e também computadores, TVs, equipamentos de som e outros dispositivos, basta tomar algumas precauções:

Desligue tudo: Qualquer engenhoca eletrônica que se queira salvar do risco de ser queimada caso caia um raio nas redondezas deve ser desconectada. Ou seja, não basta simplesmente desligar o equipamento no interruptor Liga/Desliga (On/Off).

É preciso fisicamente desconectar o aparelho da tomada elétrica e, se for o caso, da linha telefônica do modem, do fio da TV a cabo ou da TV a satélite e do fio da antena convencional.

Faça isso quando vir nuvens com cara de tormenta e, principalmente, antes de deixar a casa fechada em caso de viagem.

Conte os segundos: Para avaliar a urgência de desconectar os equipamentos, uma boa prática é tentar saber a distância aproximada entre um raio e o ponto onde você está. Conte os segundos desde o momento em que vê o clarão do relâmpago até o instante em que ouve o som do trovão. Cada segundo significa cerca de 300 metros de distância. Assim, por exemplo, se contar 11 segundos, o raio estará a 3.300m (3,3km). Se esse intervalo de tempo for quase nenhum, então é melhor desconectar tudo bem rapidamente - os raios estão caindo perigosamente perto de você.

Não confie em estabilizadores: Estabilizadores de corrente previnem contra picos moderados de energia e flutuações no fornecimento elétrico. Mas um raio é muito mais poderoso e sua descarga rompe qualquer barreira de segurança. Para proteção máxima, só desconectando os aparelhos das tomadas mesmo.

No break: Para os casos em que não é possível desligar imediatamente o computador, mantenha sempre um no break entre a rede elétrica e o conjunto computador e monitor de vídeo.

O no break tem uma bateria que é continuamente carregada e permite que o computador funcione por mais alguns minutos, o suficiente para salvar arquivos e sair do sistema da maneira usual. Continua valendo a recomendação de desligar fisicamente tudo, ou seja, o >ita<no break deve ser desconectado da rede elétrica, mas o computador e o monitor precisam se manter conectados ao no break para você desfrutar dos minutos de energia extra.

Olho na bússola: Aprenda onde fica o Sudoeste. Tempestades de raios podem vir de qualquer direção mas, no Rio, é de Sudoeste que as mais fortes costumam vir. Quando houver vento de Sudoeste e nuvens escuras vierem dessa direção, fique alerta.

Nada de telefone: Evite usar telefone fixo durante uma tempestade de raios, bem como usar água corrente (chuveiro elétrico ou não, e lavar as mãos ou a louça). A descarga segue as fiações elétrica e telefônica, mas também os canos d'água. Usar telefone celular nesses momentos críticos também não é uma boa ideia. Mais dicas sobre proteção contra raios em espaços abertos neste link.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario