Tuesday 9 March 2010

Os SSDs estão chegando...

Para começar, basta dizer que eles prometem substituir os HDs convencionais. Os discos rígidos baseados em memória flash, ou SSDs, estão cada vez mais perto do usuário final. A sigla vem de Solid State Drive, ou em português, disco em estado sólido. Ele é feito de memória flash e por isso, não tem partes mecânicas, como as agulhas de leitura móveis. Na prática, isso significa dizer que você pode deixar o seu notebook cair, mesmo ligado, que seus dados continuarão protegidos.

Dá uma olhada neste experimento aqui. O SSD foi jogado no deserto, atrás da turbina desse veículo, e mesmo assim funcionou após tanta poeira e calor. E aqui, o notebook foi preso a uma moto, que participou de um rally.

No final do percurso, olha só: tudo funcionando em perfeito estado, mesmo com a lama cobrindo a tela do laptop.


“Impactos que o SSD pode receber de até 1000 vezes a força da gravidade. Ou seja, você pode arremessar seu notebook do chão, cair de um prédio, que o seu dado estará a salvo e íntegro”, explica a gerente de Produto da Intel Brasil, Wanda Linguevis.


E não é só isso. O fato do SSD não possuir partes mecânicas ajuda no desempenho do produto. Em alguns testes de benchmark, o SSD consegue ser até 9 vezes mais rápido que os HDs comuns.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario