Apesar de registrar uma contínua queda em market share no mundo, no Brasil a Nokia ainda é a marca líder entre os usuários de smartphones. De acordo com pesquisa relizada pela consultoria CVA Solutions, a fabricante finlandesa tem um market share de 31,9%, muito atrás da Apple que tem 5,9%.
Entretanto Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions, acredita que se a Apple melhorar o custo dos seus aparelhos no Brasil ela poderá ultrapassar a atual líder.
A pesquisa trabalha com um índice que mede o desempenho das empresas em diversos itens e o compara com seus concorrentes. No quesito “benefícios”, a Apple se saiu muito melhor que seus concorrentes, enquanto que no quesito “custo” a fabricante do iPod se saiu muito pior que a concorrência. Já a Nokia, tanto no quesito “custo” quanto no “benefícios” está posicionada em paridade com a concorrência.
Esse possível avanço no market share da Apple fica visível quando a pesquisa investiga a intenção de troca de aparelho. A fabricante do iPod poderá pular de 5,9% para um market share de 15,2%, de acordo com a intenção dos consumidores em trocar de aparelho. A Nokia, por outro lado, sairia de 31,9% para 27%.
“Isso com a imagem de careira que ela tem. Se a Apple melhorar seus preços ao consumidor no Brasil e estruturar melhor seu serviço de assistência técnica, poderá crescer muito e se tornar líder em smartphones”, afirma Cimatti.
A Apple também se sai bem em relação aos seus usuários que não trocariam de fabricante, com um índice de retenção de 76,7%. A Nokia também obteve uma boa pontuação no quesito, 55%
No comments:
Post a Comment
Digite seu comentario