Sunday 22 May 2011

Compensação de cheques fica mais rápida

Os comerciantes não são os únicos que estão com os olhos voltados para os cheques. O Conselho Monetário Nacional (CMN) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) começaram a adotar uma série de mudanças para tornar essa forma de pagamento mais segura e rápida. A partir desta semana, o prazo de compensação do documento cairá de até quatro dias para, no máximo, dois. No caso de valores acima de R$ 300, será de apenas um.

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, diz que, mesmo com a popularidade dos cartões, ainda são emitidos, em média, 90 milhões de cheques por mês:

— Esse meio de pagamento vai se manter. O cheque costuma ser o primeiro instrumento de pagamento do cliente que abriu sua conta bancária, pois está mais familiarizado com ele do que com os cartões.

Veja o que mudou:

Nova compensação - Os bancos, agora, não precisam mais enviar os cheques para outras instituições, bastando apenas passar as informações por meio dos códigos de barras e das imagems dos cheques. Assim, foi reduzido o tempo para compensação.

Contrato claro - O Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que, até o fim de abril de 2012, os bancos terão que incluir nos contratos já existentes os critérios que utilizam para dar ou não folhas de cheques aos clientes. No caso de novos contratos, a exigência já está em vigor.

Boletim - Os bancos estão se adaptando para começarem a cobrar o boletim de ocorrência policial para sustações ou revogações por furto, roubo ou extravio de folhas de cheque em branco, como já ocorre nas sustações de cheques emitidos. O boletim deverá ser apresentado em até dois dias.

Data no cheque - Os bancos têm até o fim de outubro para começarem a imprimir a data de confecção do cheque nas folhas. Isso evitará que folhas muito antigas continuem sendo utilizadas.

Limpando o nome - Os bancos devem fornecer ao cliente cópias dos cheques que não foram pagos por falta de fundos. A instituição terá que informar ainda o endereço do último beneficiário. Isso vai facilitar o resgate do cheque, permitindo limpar o nome.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario