Tuesday 19 July 2011

Com digitalização, cheques serão compensados em até 2 dias

Os cheques passarão a ser compensados em até dois dias a partir de terça-feira, 19, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Atualmente, dependendo da localidade, a compensação pode demorar até 20 dias úteis. A mudança ocorre devido à implantação da compensação digital por imagem, que irá substituir o procedimento físico. Essa mudança foi implantada em maio – os bancos tiveram 60 dias para adaptação ao novo sistema.


Com a compensação digital por imagem, os cheques não serão mais transportados entre os bancos. Hoje, o banco que recebeu um cheque o envia para a câmara de compensação do Banco do Brasil, que faz o encaminhamento dos cheques às instituições financeiras de origem do documento para averiguação de saldo em conta corrente e conferência de assinatura, data, preenchimento de valor etc. Somente após esse procedimento é que a compensação é feita, o que pode demorar quase um mês.


No novo processo, o banco irá capturar as informações do cheque por meio de código de barras e imagem. Essas informações serão enviadas para o BB, em um único arquivo, que irá processá-lo e e enviá-lo ao banco de origem. O cheque em papel ficará no primeiro banco, sem a necessidade de haver o transporte. Cheques de até R$ 299,99 serão compensados em até dois dias; para valores acima de R$ 300, a compensação irá demorar apenas um dia.


A Febraban afirma que o procedimento é mais seguro, porque reduz a possibilidade de clonagem, extravio, perdas e roubo dos cheques. "Esperamos uma forte redução na clonagem e falsificação nos cheques que proporcionaram, em 2010, um prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão para o comércio e de R$ 283 milhões para os bancos", afirmou o diretor adjunto de Serviços da entidade, Walter Tadeu de Faria.


De acordo com ele, o novo sistema vem funcionando de forma satisfatória desde a sua implantação, e conforme previsto no início do projeto está permitindo a unificação dos prazos de compensação em todo o Brasil.

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