Thursday 21 July 2011

Ex-vice-presidente dos EUA diz que usuários da internet aceitam violação de privacidade

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Albert Gore disse nesta terça-feira (19) na Campus Party do México que "em quase todos os países [...] as pessoas aceitaram a violação de sua privacidade em troca da comodidade [da internet]".


Em um momento em que se multiplicam as redes sociais disponíveis e no qual cresce geometricamente o número de usuários, a privacidade foi um dos temas principais debatidos na conferência central do dia na terceira edição da Campus Party do México, evento que reúne fãs de tecnologia e internet.


O americano Vinton Cerf e o britânico Tim Berners-Lee, considerados os pais da internet, acompanharam Al Gore em um debate para refletir sobre os primeiros dias da rede, o mundo web e seu futuro.


Cerf, cocriador do protocolo TCP/IP, que permite o registro de cada conexão na rede, falou sobre o assunto.
- O maior benefício que conseguimos com a internet é a informação que outros decidem compartilhar.


Por sua vez, Berners-Lee comentou que a web inclui o que está no computador, mas que a pessoa deve ter controle sobre onde está e com quem o compartilha.


Al Gore incentivou também aos participantes do evento a "defender a liberdade da internet" diante da "crise climática e da democracia".
A internet é uma "ferramenta essencial" para a democracia, disse o político, ao advertir que "há governos no mundo que querem mudar os protocolos que defendem a internet livre".


- A internet é uma rede de pessoas, não de máquinas. Devemos proteger essa ideia central.


A ideia de uma internet livre também foi defendida por Tim Berners-Lee, criador do protocolo "www", que disse que uma das razões para usar esta ferramenta é "encontrar a verdade da situação política, da ciência...".


Al Gore, que em 2006 lançou seu documentário Uma Verdade Inconveniente para advertir sobre os efeitos da mudança climática, também destacou que "internet é a solução para o aquecimento global".


Em seu compromisso com o meio ambiente, o ex-vice-presidente vê na internet a ferramenta para "promover a realidade do aquecimento global".


O futuro da imprensa na internet e da gestão dos direitos autorais de propriedade intelectual também foram dois temas debatidos na conversa.


A respeito disto, Cerf comentou que a internet representa uma "oportunidade para inventar e não para retroceder".
Berners-Lee debateu o mercado de música.


- As empresas que faziam discos já não são relevantes. É preciso buscar formas de pagar quem produz música.


Quanto aos meios de comunicação, Al Gore considerou que deve proporcionar ao jornalismo "um apoio de alta qualidade na web", o qual pode dar-se tanto por meio de conteúdos pagos como gratuitos.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario