Tuesday 12 July 2011

Descubra qual o No-break mais adequado para você

Para quem não sabe, o No-break é um aparelho que entra em ação sempre que o fornecimento de energia é interrompido. Em teoria, ele pode trabalhar com qualquer equipamento eletrônico, desde seu computador até o roteador ou modem, que podem continuar funcionando para que você acesse a internet normalmente, mesmo com a falta de energia.


O bom é que o No-break, além de fornecer energia, também pode proteger os aparelhos, pois alguns deles têm a função de estabilizador. Mas, para que tudo isso funcione em harmonia com o seu computador, o ideal é fazer um cálculo para saber qual a potência do equipamento adequado para suas necessidades.
Segundo Alberto Benetti, analista de sistemas, a conta é simples. Basta multiplicar a potência do seu equipamento, que normalmente está indicada atrás do aparelho, por 1,5. A partir daí, você transforma o valor em KVA (tensão vezes a corrente), que é a potência que precisa ter no No-break. Por exemplo, se a fonte do computador é de 200W, o No-break precisaria ser de 0.3 KVA. (200 x 1,5 / 1000).


O analista explica que 1,5 é o fator de potência, ou seja, a conta é feita para que a potência do No-break seja 50% maior que a potência dos aparelhos conectados a ele. Por isso que, antes de multiplicar por 1,5, é necessário somar os watts de todos os equipamentos que estarão conectados ao No-break como o computador, roteador, modem, impressora etc.


Para quem tiver dificuldades em calcular o consumo em watts do computador, a dica é usar este site para que ele faça os cálculos para você.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario