Friday 17 December 2010

Colômbia deve ser primeiro país com LTE comercial na AL, prevê 4G Américas

A Colômbia provavelmente será o primeiro país latino-americano a lançar uma rede comercial com a tecnologia LTE (Long Term Evolution). A expectativa é de Erasmo Rojas, diretor para América Latina da 4G Américas. Em leilão recente, a operadora colombiana Une, de internet fixa e longa distância, adquiriu 50 MHz na faixa de 2,5 GHz. É esperado que ela monte uma rede LTE em cinco cidades, com lançamento na segunda metade de 2011. A Une tem experiência com banda larga sem fio, tendo montado quatro anos atrás uma rede WiMAX em 3,5 GHz.


Enquanto não acontecem outros leilões de 2,5 GHz no continente, Rojas pondera que é possível lançar LTE em outras faixas, como, por exemplo, a de 1,7 GHz, que teve licenças vendidas há pouco tempo no Chile e no México. Essa foi a faixa utilizada pela norte-americana Metro PCS para lançar sua rede LTE nos EUA. A Nextel foi uma das operadoras que adquiriu licenças em 1,7 GHz, tanto no México quanto no Chile. Mas, no seu caso, a expectativa é de que ela adote HSPA+, seguindo o mesmo caminho que trilhou no Peru.

As outras adquirentes de licenças nessa freqüência foram Movistar e Telcel, no México, e a operadora de cabo VTR, no Chile. O grande inibidor para a escolha de LTE no momento é a falta de variedade e os altos preços dos terminais móveis. Essa tecnologia ainda se adequa melhor, por enquanto, para a oferta de banda larga, através de modens USB.

O executivo da 4G Américas afirma que é possível tecnicamente dividir a rede e o espectro de 1,7 GHz em duas tecnologias: HSPA+ e LTE. Porém, não tem notícia de alguma experiência comercial no mundo que siga esse desenho.


3G


A América Latina deve encerrar o ano de 2010 com aproximadamente 38 milhões de linhas 3G em serviço, incluindo aquelas com tecnologia EV-DO. Esse volume representa 6,5% da base total de telefonia móvel na região. Para dezembro de 2011, a projeção do 4G Américas é de que o percentual suba para 10%.

No Brasil, a penetração de 3G, que hoje gira em torno de 10%, deve atingir 15% em dezembro de 2011, prevê Rojas.

No comments:

Post a Comment

Digite seu comentario